Esse Bolo de Cenoura Vegano tem um toque especial de Nozes e Gotas de Chocolate, além de ser cheio de nutrientes. Uma releitura deliciosa do tradicional bolo da vovó. 😉

Desde que eu resolvi sair de casa pra estudar, aos 17 anos, não voltei mais. Aliás, voltei pra visitar minha família, claro, mas me habituei tanto a ter minha casinha e minha vida, que não voltei a morar com a minha mãe. E, a cada “fase”, fui pra mais longe… (não propositalmente, óbvio)

Essa distância toda me traz muitos dias de nostalgia e, quando a saudade aperta de verdade, procuro meios de diminuir os quilômetros através de ligações, ou fazendo coisas que costumava fazer por lá. Por exemplo, comendo aglumas “comidinhas de infância”.

Quando eu era pitica, morava com a minha vó e meus 5 tias/tios. Era uma família enorme e engraçada! Minha vó estava sempre cozinhando delícias pra gente, e ainda me lembro do cheirinho do bolo de cenoura quentinho, misturado com o pão de queijo recém assado, nos fins de tarde de domingo.

Bolo de cenoura e pão queijo sempre foram minhas “comfort foods” e, já a um bom tempo, os faço muito bem, modéstia parte 🙂 . De lá pra cá, as receitas mudaram bastante, mas ouso dizer que a qualidade e o sabor se mantiveram, ou até melhoraram!

O bolo virou bolo de cenoura vegano em uma versão mais saudável, e vira e mexe, acrescento um mimo, como esse, com nozes e gotas de chocolate. O pão de queijo, perdeu o queijo, ganhou grãos e se desdobrou em mil e uma versões – o último virou pãozinho verde, com sabor de brócolis e espinafre (avisem se quiserem que poste a receita).

Enfim, hoje acordei com saudade de casa, e já que é meu penúltimo dia de férias, e na segunda começaremos um super desafio detox por aqui, resolvi fazer essa receita de bolo de cenoura pra família do meu namorado, e lembrei que ainda não tinha postado por aqui. Então perguntei lá no insta, e o pessoal pediu pra eu postar – aqui estou 🙂

Bolo de Cenoura Vegano - com Nozes e Chocolate
Rendimentos 1
Dê uma nota!
Imprimir
Tempo de Preparação
15 min
Tempo de Cozimento
40 min
Tempo Total
55 min
Tempo de Preparação
15 min
Tempo de Cozimento
40 min
Tempo Total
55 min
Ingredientes
  1. INGREDIENTES MOLHADOS
  2. 300 g de cenoura picadinha (aproximadamente 2 cenouras)
  3. ½ xícara de óleo vegetal (usei de coco)
  4. ½ xícara de água com gás (pode ser sem gás)
  5. 1 colher de chá de vinagre de maça (opcional)
  6. 1 xícara de açúcar mascavo (2 se quiser mais docinho)
  7. INGREDIENTES SECOS
  8. 1 xícara de farinha de trigo integral
  9. ½ xícara de farinha de trigo branca
  10. ½ xícara de farinha de aveia
  11. 1 colher de sopa de fermento
  12. Uma pitada de sal
  13. Pro toque especial: nozes e gotinhas de chocolate a gosto
  14. *receita da calda nas observações!
Instruções
  1. Preaqueça o forno a 200ºC.
  2. Unte uma forma com óleo e reserve.
  3. Em um liquidificador, bata os ingredientes líquidos até obter uma mistura homogênea. Acrescente o açúcar, bata até que ele dissolva bem e reserve.
  4. Em um recipiente, misture os ingredientes secos, o chocolate e as nozes (exceto o fermento) e vá acrescentando, aos poucos, a mistura liquida enquanto mexe, incorporando um ao outro.
  5. Acrescente o fermento e misture bem até que a massa esteja lisinha.
  6. Asse por aproximadamente 30 minutos (ou até o palito sair seco), a 200ºC.
  7. Enquanto isso, prepare a calda de chocolate (receita abaixo).
  8. Espere esfriar um pouco para despejar a calda e sirva com um cafézinho 🙂
Observações
  1. É melhor esperar a massa esfriar antes de cortar, assim você tem certeza de que o bolo realmente terminou de assar e não vai estar com a consistência esquisita.
  2. Para a calda usei 1 xícara de leite vegetal (amêndoa), 2 colheres de sopa de cacau em pó, 1/2 xícara de açúcar mascavo, 1 colher de sopa de azeite, 2 colheres de sopa de biomassa de banana verde (para espessar - opcional/pode ser um amido), uma pitadinha de canela. Daí é só aquecer tudo numa leiteira, e ir misturando até chegar no ponto desejado. 😉
Flor de Sal http://flordesal.blog.br/

Separei algumas curiosidade sobre os ingredientes caso vocês tenham dúvida:

  • Já tentei fazer essa  receita de bolo de cenoura vegano só com farinha integral, e funciona, mas fica mais pesado. Se você não se importar, mandavê 🙂
  • A farinha de aveia pode ser substituída por qualquer outra que você preferir. E se quiser fazer uma versão sem glúten, é só substituir as farinhas por um mix de farinhas sem glúten (se quiserem, posso postar a receita de um).
  • A água com gás ajuda o bolo a crescer – que é um dos desafios dos bolos veganos, já que o ovo ajuda a dar corpo à massa (se quiser saber mais sobre como substituir ovos em receitas, dê uma olhada nesse post aqui).
  • Se não quiser usar água com gás, pode usar água normal, leite vegetal ou suco de cenoura. Vale lembrar que cada um vai modificar um pouquinho o sabor ou a textura  do seu bolo: a água é neutra, não tem erro; o leite vegetal, por ter mais gordura e proteína (dependendo de qual você usar), vai fazer seu bolo ficar um pouco mais macio e tenro; e o suco de cenoura vai dar um tcham de cenourabilidade, um bolo super cenourado, cenouríssimo, cenoutudo.
  • Se não quiser colocar a canela na calda, não precisa, mas recomendo altamente! hahaha

Ah, tem mais uma coisinha: sempre me perguntam sobre o vinagre de maçã! Ele serve pra potencializar a maciez do bolo. É opcional, claro, mas se eu puder dar um conselho, não deixaria de usar. Quando esse ácido entrar em contato com o fermento ou mesmo com bicarbonato de sódio vai ocorrer a velha reação ácido-base que é essencial para fazer seu bolo crescer e ficar mais macio 😉 

Bom, acho que é isso! Se tiverem alguma dúvida ou sugestão, me avisem 🙂 

Um super beijo e até segunda, com o ínicio do nosso desafio detox 😀 ❤

Eu sou a Gabi 😉 Sou arquiteta urbanista e metida a cozinheira! Desde que resolvi entrar no mundo do esporte, mudei minha alimentação e, consequentemente, meu olhar sobre o mundo e sobre o meu corpo. Hoje sou maratonista, me locomovo principalmente de bike, não consumo carne há três anos, intolerante à lactose, e vivo inventando moda na cozinha, onde aprendo muito todo dia ❤

Pin It on Pinterest

Share This