Reduzir o desperdício, servindo quem precisa

@goodtruckbrasil nasceu da vontade de levar comida de qualidade a quem não tem o que comer, recolhendo e preparando alimentos não manipulados de restaurantes e supermercados. Dessa forma impactamos positivamente dois problemas sociais, ambientais e econômicos, minimizando o descarte de resíduos e ajudando a combater a fome de forma digna e saborosa. ??❤

Desde pequena queria mudar e melhorar o mundo com as minhas próprias mãos. Estive sempre envolvida em projetos sociais, mas sentia que podia fazer mais. Dois anos atrás tive a ideia desse foodtruck do bem, junto com o Maurício Noronha. Depois de ver a comida transformar tanto a minha vida, foi inevitável acreditar nela com um agente transformador do mundo! ??

 

DESPERDÍCIO

Estima-se que no Brasil são desperdiçados entre 7,5 e 10 milhões de toneladas de alimentos por ano. O equivalente a 24 mil toneladas por dia. Só no Ceasa de Curitiba são descartadas aproximadamente 14 toneladas todos os dias.

“O desperdício e a perda de alimentos é uma preocupação em todo o mundo por ter um grande impacto social, econômico e ambiental.”

Alcione Silva, Save Food Brasil (ONU).

NECESSIDADE

Existem cerca de 1,8 milhão de pessoas em situação de rua em todo o território brasileiro. Só em Curitiba, são aproximadamente 1.715. Dentre as diversas dificuldades, a fome é considerada por eles uma das mais graves. A desnutrição também influencia diretamente na saúde dessas pessoas.

GOOD TRUCK

Reduzir o desperdício de alimentos e alimentar quem necessita:

  1. O Good Truck circula a cidade recolhendo alimentos bons (não preparados) que seriam descartados no Ceasa, em supermercados, feiras e parceiros.
  2. Voluntários e colaboradores preparam o alimento em uma cozinha base.
  3. As refeições são servidas, através do caminhão, ao público em necessidade.

 

HOJE

Um GoodTruck está nos testes iniciais em Curitiba. Diversos restaurantes, mercados, feiras, etc, já têm demonstrado grande interesse em colaborar, assim como chefs de cozinha entre outros voluntários. Nossa primeira ação será daqui alguns dias (23/12) e estamos ansiosos.

Buscamos parceiros (apoiadores, empresas, patrocinadores, voluntários) pra que, ano que vem, o projeto se torne fixo com ações mensais e até semanais. 

 

PROXIMOS PASSOS

REPLICAR: O objetivo é termos um foodtruck próprio e também usarmos todos os outros foodtrucks já existentes. O objetivo é criar um “selo GoodTruck” em que toda pessoa que possuir um foodtruck possa se tornar um parceiro do projeto. Nos momentos em que o seu foodtruck não estiver em uso, ele pode se tornar um GoodTruck e seguir o mesmo ciclo (1, 2 e 3), em qualquer cidade. Diversos trucks atuando ao mesmo tempo em todo o país.

REDE: Uma plataforma online indica lugares, parceiros e voluntários interessados em participar em todo país. Empresas fornecem os alimentos bons que iriam para o lixo. Chefs renomados e cozinheiros colaboram no preparo dos alimentos. ONGs e parceiros colaboram na execução do projeto.

CONHEÇA O TIME

Quer ser um apoiador, voluntário, tem alguma sugestão, críticas ou elogios? Escreva pra gente no goodtruckbr@gmail.com ou pelo formulário de vez. 🙂 

Pin It on Pinterest

Share This