Descubra a explosão de sabores de um quibe veg bem feito! 😉

É só olhar pro meu sobrenome pra ter certeza que eu sou chegadinha em uma comida árabe! ?  Hommus, pão sírio, falafel, esfiha, babaganoush feito com berinjela defumada ganha meu coração! 

Desde de pequena eu adoro especiarias, e amava quando minha vó me surpreendia com um belo quibe feito com bastante hortelã! 

Hoje as coisas mudaram de figura, a paixão aumentou, e os horizontes se abriram pra novos sabores, incrivelmente mais deliciosos que os que eu comia antes.

Como na vida de uma corredora, a proteína e o ferro são bem importantes, vivo inventando versões diferentes de pratos que gosto, ou de receitas que peguei por aí (tenho uma lista dos meus sites queridinhos, posso disponibilizar pra quem quiser ❤️)

Nessas aventuras gastronômicas da vida, saiu esse quibe delicioso e molhadinho! O quibe de abóbora e grão de bico é super versátil, saboroso, cheio de proteínas e nutrientes ? e sabe o que é melhor? Não é daqueles pratos que você enjoa fácil! Até porque, se você trocar a abóbora por outro ingrediente, já vira outra receita, com outros sabores, e outras vitaminas, outra experiência…

Quibe de Abóbora e Grão de Bico
Dê uma nota!
Imprimir
Ingredientes
  1. 🔸1/2 xícara de grão-de-bico c​ozido
  2. 🔸1/2 xícara de abóbora cabotia (assada no papel alumínio)
  3. 🔸2/3 xícara de trigo para quibe
  4. 🔸1/3 xícara de quinoa em grãos cozida
  5. 🔸1/4 de xícara azeite
  6. 🔸3 colheres de sopa de tahine (ou pasta de amendoim sem açúcar)
  7. 🔸3 dentes de alho​ picados​
  8. 🔸1/2 cebola grande picada
  9. 🔸1 xícara ​de quinoa em flocos (pode ser farinha integral)
  10. 🔸1 xícara de cheiro verde picado
  11. 🔸Cominho em pó a gosto
  12. 🔸Sal a gosto
Instruções
  1. Ferva 2 xícaras de água, coloque o trigo para quibe em uma vasilha e jogue a água por cima. Deixe de molho até ficar macio.
  2. Em um liquidificador coloque o grão​ de​ bico​ ​sem a água do cozimento), ​o​ azeite​, o tahine dissolvido em 1/2 xícara de água morna, o alho, a cebola, e tempere tudo a gosto. Bata até obter uma mistura homogênea.
  3. Em uma vasilha coloque o creme de grão-de-bico, a abóbora e a quinoa junto com o trigo para quibe já hidratado (retire ​o ​excesso de água), e adicione a ​quinoa​ em flocos (se achar que está muito mole, adicione mais) e o cheiro verde picado. Pode usar e abusar dos temperos.
  4. Unte uma assadeira com óleo vegetal, coloque a mistura, e asse em forno médio pré-aquecido por cerca de 1 hora ou até dourar as laterais.
  5. Deixe descansar por cerca de 10 minutos antes de servir, para firmar. 🙂
Adapted from Presunto Vegetariano
Flor de Sal http://flordesal.blog.br/

 Atletas de plantão: a quinua e o grão de bico são ricos em proteína, invistam ?

A receita original eu peguei lá no Presunto Vegetariano, que é um dos sites da minha listinha! Tem várias outras variações de quibe por lá, fiquei curiosa pra provar um de lentilha. Alguém já provou?

Quem fizer a receita, depois me conte se gostou?!
Marque nos comentários um amigo que também vai gostar e compartilhe carinho! ?
Boa noite ❤️

 

Eu sou a Gabi ? Sou arquiteta urbanista e metida a cozinheira! Desde que resolvi entrar no mundo do esporte, mudei minha alimentação e, consequentemente, meu olhar sobre o mundo e sobre o meu corpo. Hoje sou maratonista, me locomovo principalmente de bike, não consumo carne há três anos, intolerante à lactose, e vivo inventando moda na cozinha, onde aprendo muito todo dia ❤

Pin It on Pinterest

Share This