Bolinhos de Painço, Espinafre e Pesto – Prático, fácil, super nutritivo e delicioso 🙂
Antes de mais nada, queria deixar um alerta! A primeira vez que comprei painço na vida, fiz burrada: comprei com casca e demorei tipo 2 horas cozinhando antes de descobrir que aquele não era o ideal pra comer hahaha Então, quando for comprar o seu, certifique-se de ter pego o grão sem casca, próprio pra preparo de pratos 😉
O painço é um grão miudinho, todo bonitinho, muito típico nas misturas para pássaros – sim, comida de passarinho mesmo. Um tempo atrás fiz um post bem completinho falando de vários grãos, seus usos, benefícios e tudo mais, e ele está por lá também, então dê uma espiadinha aqui se voce quiser saber mais sobre os benefícios dele pro seu organismo.
Quem me passou a primeira versão dessa receita foi uma amiga muito querida, a Julia Drezza. Eu fiz e me apaixonei, então fui testando outras variações – já fiz de quinoa com pesto de sálvia, de amaranto com pesto de alecrim, entre outras, mas essa é uma das preferidas.
Como voce pode perceber, essa receita de bolinhos de painço, espinafre e pesto é bem fácil e versátil, então se voce não tiver algum dos ingredientes, pode ir variando e substituindo até chegar numa receitinha que te agrade 🙂
O pesto é uma receita tradicional italiana, típica de Gênova, uma cidade bem pertinho de onde morei na Itália (Torino). Uma vez, compramos um potinho e esquecemos de usar. Ele simplesmente explodiu dentro do armário e deixou tudo melecado e mal cheiroso hahaha A pena é que acabei não provando o verdadeiro pesto genovese, mas isso não quer dizer que eu não tenha comido incontáveis vezes 😛 Eu sou simplesmente apaixonada por esse molhinho delicioso! Faço inúmeras versões diferentes. Em breve posto uma diferente 🙂
Se por acaso você não gostar ou não encontrar painço na sua cidade, pode usar a quinoa ou o amaranto também – funciona igual. Só esteja atento pra que eles fiquem bem empapados antes de moldar as bolinhas, isso vai fazer que eles fiquem suculentos por dentro e não ressequem ao forno, além de ajudar na liga.
Se gostar do post, não esqueça de deixar um comentário, adoro ouvir vocês!
Se fizer alguma receita, poste usando a hashtag #flordesalblog pra que eu veja o que voce anda aprontando na cozinha 😉
Um beijao!
• Todas as fotos foram feitas pelo meu amigo super talentoso Rodrigo Pierrot
- INGREDIENTES DO PESTO
- 1 xícara de manjericão fresco (folhas apenas)
- 1/2 xícara de azeite de oliva•
- 1/4 xícara de nozes ou outra oleaginosa
- 1 dente de alho
- INGREDIENTES DO BOLINHO
- 200gr de painço sem casca
- 500ml de água
- 1 xícara de espinafre refogado
- 2 colheres de sopa de chia
- 1 colher de sopa de azeite
- 1 dente de alho
- sal e pimenta do reino a gosto
- PREPARO DO PESTO
- Lave as folhas de manjericão e escorra bem a água.••
- Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata tudo lentamente até que a mistura vire um molhinho líquido e cremoso. Reserve.
- PREPARO DO BOLINHO
- Lave bem as folhas de espinafre e pique em pedaços pequenos.
- Refogue-o em uma frigideira com um fio de azeite. Espere murchar bem e reserve.
- Macere o alho e reserve.
- Em uma panela média, despeje o azeite e doure o alho.
- Acrescente o painço e refogue bem.
- Adicione a água, a chia, o sal e a pimenta e tampe. Deixe cozinhar até que esteja bem empapadinho. Espere esfriar.
- Depois de frio, acrescente o pesto e o espinafre e incorpore à massa.
- Com as mãos untadas, modele bolinhas e disponha em uma forma.
- Asse-as em forno médio (240 graus) por 30 minutos ou até que estejam douradinhas e crocantes.
- •Como vamos submeter a receita a uma temperatura alta, no forno, é melhor não optar pelo azeite extra virgem porque ele tem a temperatura de saturação mais baixa.
- ••Esse processo é bem importante pra obter um molho pesto bom, uma vez que as folhas de manjericão devem estar secas e não podem estar enrugadas. Se preferir, use apenas um pano úmido pra higienizá-las.
- Antes de fazer o pesto, é melhor colocar as lâminas (de preferência de plástico) e a jarra do liquidificador na geladeira por alguns minutos, pra evitar que as folhas de manjericão estraguem/oxidem quando você estiver processando.
- Se voce não tiver ou não encontrar o painço na sua cidade, pode utilizar a quinoa ou o amaranto no lugar dele 😉
Eu sou a Gabi ? Sou arquiteta urbanista e metida a cozinheira! Desde que resolvi entrar no mundo do esporte, mudei minha alimentação e, consequentemente, meu olhar sobre o mundo e sobre o meu corpo. Hoje sou maratonista, me locomovo principalmente de bike, não consumo carne há três anos, intolerante à lactose, e vivo inventando moda na cozinha, onde aprendo muito todo dia