Batata recheada com molho tailandês vegano à base de leite de coco e amendoim. Nutritivo, de sabor agridoce surpreendente. Perfeita para dias frios!
Ultimamente estou numa fase temperos! Tô amando experimentar novas combinações, e preparações ricas em tempero/sabor tem me encantado bastante 🙂
Um tempero que aprendi a gostar foi o curry ❤️ Confesso que não era muito fã uns anos atrás, mas acabei me acostumando com o sabor e hoje, adoro!
O curry é uma mistura de especiarias, é um tempero tipicamente indiano que pode ser de leve a extremamente picante. Dentre as diversas receitas que eu já vi por aí, me simpatizei por uma que vai coentro, cominho, feno-grego, cúrcuma, mostarda, pimenta do reino e gengibre. Fica bem aromático e não muito picante, o que permite bastante versatilidade 🙂 Posso passar as proporções depois pra quem quiser!
Aléééem do sabor incrível, você pode ser surpreendido ao descobrir que, se consumido regularmente a longo prazo, esse temperinho amarelo pode ser super benéfico à saúde. A cúrcuma, que é seu principal ingrediente, é grande responsável por essa saúde toda. Ela um enorme efeito anti-inflamatório, capaz de reduzir o inchaço e aliviar dores.
Mas. voltando ao assunto principal, essa batata linda foi recheada com um molhinho “tailandês” que leva curry como ingrediente chave.
A receita que me inspirou (e que já não me lembro onde/quando vi) levava uma pastinha vermelha de curry, mas eu não tinha, então coloquei minha misturinha em pó mesmo e adicionei páprica picante ❤️ no fim gostei do resultado.
- 6 batatas doces médias lavadas e deixadas de molho por 8 horas
- 200ml de leite de coco integral
- 1 xícara de Puro Mindú Bioporã (ou qualquer pasta de amendoim sem açúcar)
- 3 colheres de sopa de molho de soja (shoyu)
- 1 colher de sopa de açúcar mascavo
- 2 colheres de sopa de vinagre de maça (ou qualquer branco)
- 1/3 xícara de azeite
- 1 colher de sopa de curry
- 1 colher de chá de páprica picante (pode ser doce)
- 1 dente de alho bem macerado
- Fure a casca das batatas com um garfo. Disponha-as em uma forma e asse em forno médio (170 ºC a 190 ºC), preaquecido, até ficarem macias. Vire-as de lado durante o tempo de cozimento.
- Enquanto isso misture todos os ingredientes do molho num recipiente médio até que fique homogêneo.
- Quando as batatas estiverem prontas, retire-as do forno, abra-as cuidadosamente e recheie com o molho.
- Estas ainda foram servidas com cebolas douradas no óleo de coco e salsinha.
- Ás vezes eu asso as batatas envoltas em papel alumínio para não perder muito da umidade e, acredite, as orgânicas são horrorosamente (no bom sentido) melhores.
- A salsinha, quando aquecida, acaba perdendo o sabor, por isso, sempre que der, acrescente-as no final da preparação 😉
Na página deles (aqui) você pode encontrar mais preparações gostosas, saudáveis e sem derivados animais, como essa 😉
Se experimentar, depois me conta se gostou 🙂 Recomendo muitíssimo!
Ah, e se você quiser alguma receita ou assunto em especial aqui no blog, é só comentar aí embaixo que vamos providenciar pra você ❤️
Um beijo, com carinho!
Eu sou a Gabi ? Sou arquiteta urbanista e metida a cozinheira! Desde que resolvi entrar no mundo do esporte, mudei minha alimentação e, consequentemente, meu olhar sobre o mundo e sobre o meu corpo. Hoje sou maratonista, me locomovo principalmente de bike, não consumo carne há três anos, intolerante à lactose, e vivo inventando moda na cozinha, onde aprendo muito todo dia