3 razões pelas quais as mulheres não deveriam beber café

Eu nunca gostei de café, mas com o tempo, acabamos criando o hábito de tomar. Seja por acreditarmos que ele vai nos dar mais energia, seja pra fazer a social, seja porque o mercado inventou tantas versões deliciosas cheias de fru-fru que é quase impossível resistir… Fato é: meu corpo sempre me sinalizou que essa relação não me fazia bem. Na época da faculdade, quando eu tomava café praticamente todo dia – cheio de açúcar, sim – eu vivia ansiosa, com o sono péssimo, agitada, nervosa… 

Anos depois, tive a oportunidade de fazer aqueles exames de DNA, que te dizem algumas probabilidades de doenças, como seu metabolismo funciona, etc. e não foi nenhuma surpresa quando li que meu organismo não lidava muito bem com a cafeína. Até hoje, se eu como muito chocolate – acredite se quiser – eu sinto meu sono comprometido (cacau também possui cafeína).

Mais recentemente, depois de tanto estudar a importância do fígado na saúde da mulher, acabei me deparando com alguns estudos sobre o impacto da cafeína e fiquei ligeiramente surpresa.

Então vamos lá para as razões pouco conhecidas pelas quais você, como mulher, não deveria beber café ou cafeína em geral, especialmente se você tem fortes sintomas de TPM, está tentando engravidar ou tem um problema hormonal diagnosticado.

(Os links dos estudos científicos estão ao final do post)

1 – A cafeína pode estimular a formação de cistos nos seios e ovários

A cafeína pode aumentar o desenvolvimento de doenças benignas da mama. Você sabia disso? Eu não! Acontece que para mulheres com SOP, miomas, endometriose, cistos ovarianos e seios fibrocísticos – a cafeína vai estimular o organismo a produzir mais cistos. Em estudos experimentais utilizando ratos e camundongos de laboratório, a cafeína demonstrou afetar o desenvolvimento mamário normal, hiperplásico e carcinomatoso. Tem sido proposto por muitos laboratórios que o antagonismo do receptor de adenosina é o mecanismo mais plausível para explicar as muitas atividades biológicas da cafeína. No entanto, outros mecanismos pelos quais a cafeína pode atuar não podem ser descartados.

Às vezes parece que o café é a nossa droga nacional de escolha. Muitas vezes estamos sobrecarregados, mal descansados e mal alimentados, então o café se tornou a muleta que muitos de nós usamos apenas para passar por mais um dia agitado. Muitas pessoas acham que o café deve ser bom para elas de uma forma ou de outra, e com todo o marketing extraordinário de grandes marcas e pesquisas contraditórias continuamente publicadas, acabamos aderindo ao uso desenfreado. A verdade, porém, é que somos viciados e desconhecemos os efeitos bioquímicos dessa substância em nossos hormônios.

O café não é nada legal quando se trata do sistema hormonal feminino e, além dessa situação de formação de cisto, há outras razões pelas quais não é bom para nós, mulheres.

Se você está lutando com sua menstruação, miomas, cistos de qualquer tipo na mama ou no ovário, endometriose, infertilidade, baixo desejo sexual, mau humor, baixo consumo de energia e problemas de peso – o café está piorando todos esses problemas.

2 – Seus genes dão dicas se você pode metabolizar a cafeína com segurança

A cafeína é decomposta pelo fígado usando a enzima CYP1A2. Sua capacidade de produzir esta enzima é regulada pelo gene CYP1A2. Se você tiver uma mutação nesse gene, isso ditará como seu fígado será capaz de quebrar e eliminar a cafeína do seu sistema. Com base na variação do seu gene, você produzirá muito dessa enzima (e será um bebedor de cafeína bem-sucedido) ou não. Acontece que apenas 10% da população produz muito dessa enzima! Se você é um metabolizador lento, um estudo de 2006 mostrou que você corre um risco maior de sofrer um ataque cardíaco por consumir 2 ou mais xícaras de café por dia. Com a doença cardíaca sendo a causa número 1 de mortalidade entre as mulheres, eu diria que toda mulher deveria testar seus genes antes de consumir café com muita frequência – ou melhor, eu deixaria de tomar assim excessivamente!

Aqui está outra coisa interessante sobre isso, CYP1A2, também está envolvido pelo fígado no metabolismo do estrogênio. Portanto, se você não fez seu teste genético, mas luta contra a TPM, uma condição diagnosticada de dominância estrogênica como SOP, miomas, endometriose etc., então você tem motivos para suspeitar que pode ter uma mutação com esse gene e está produzir menos dessa enzima necessária não apenas para quebrar a cafeína, mas também o estrogênio.

Em 2008, uma pesquisa foi feita para desenvolver os estudos anteriores que ligavam a cafeína às alterações no tecido mamário e mostraram alguma associação com o aumento do risco de câncer de mama. Talvez a variação nos fatores de risco tenha algo a ver com essa variação genética. Se houver um histórico de câncer de mama em sua família, essa é uma informação importante a ser considerada.

É por isso que abandonar a cafeína é uma parte tão importante do protocolo da minha Mentoria em Grupo – afinal queremos remover todos os obstáculos do sistema endócrino para que ele possa funcionar da melhor forma e você tenha a saúde e o corpo que sempre sonhou – sem sintomas desagradáveis (como acne, dores em geral, fadiga, sono desregulado, cansaço e fome excessivas, etc), sem dificuldade de emagrecer, sem dificuldade de ganhar massa magra, e com a fertilidade em dia.

3 – A cafeína aumenta as taxas de infertilidade!

É alarmante o impacto significativo que isso tem na fertilidade de homens e mulheres e, no entanto, raramente é mencionado como uma mudança na dieta necessária ao buscar a concepção por qualquer meio, natural ou com suporte médico. É tão impactante que incluí a lista de todas as pesquisas atuais para que você fique totalmente informada.

Mais uma razão – A cafeína esgota o corpo de micronutrientes essenciais para o equilíbrio hormonal

Todos nós sabemos que não devemos tomar café quando estamos grávidas ou amamentando, mas o fato é que – em todas as fases da vida, ele é uma má escolha para seus hormônios.

O café libera magnésio e outros nutrientes e minerais que são vitais para os hormônios da felicidade e bem estar, como as vitaminas B do seu sistema. Aqui está um artigo sobre por que o magnésio é tão importante para seus ovários. A acidez do café causa um desequilíbrio em sua flora intestinal e torna mais difícil para você absorver os benefícios até mesmo das dietas mais saudáveis. Isso torna mais difícil para o seu sistema endócrino fazer o trabalho de equilibrar seus hormônios. 

Eu nem vou entrar aqui no mérito do nosso Ciclo Circadiano e como o café pode desequilibrar nosso organismo ao atrapalhar a qualidade do nosso sono – me avise se quiser que eu escreva algo sobre Ciclo Circadiano e Higiene do Sono.

Agora que você já entendeu alguns motivos pelos quais eu não tomo café e prefiro que minhas mentoras também não tomem, gostaria de saber nos comentários a sua opinião sobre o assunto! Me conta? 

ESTUDOS CIENTÍFICOS:

  1. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/15247120/
  2. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/2079614/
  3. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4242593/
  4. https://jamanetwork.com/journals/jama/fullarticle/202502
  5. https://jamanetwork.com/journals/jama/fullarticle/202502
  6. https://jamanetwork.com/journals/jamainternalmedicine/fullarticle/414529
  7. https://www.nbcnews.com/health/womens-health/study-links-caffeine-pregnancy-loss-n544856
  8. https://www.nih.gov/news-events/news-releases/couples-pre-pregnancy-caffeine-consumption-linked-miscarriage-risk
  9. https://www.yourfertility.org.au/Effects-of-caffeine-alcohol-and-smoking-on-fertility.pdf
  10. https://academic.oup.com/clinchem/article/54/9/1489/5628649
  11. https://www.floliving.com/the-nutrient-deficiency-that-no-one-has-heard-of-but-almost-everyone-has/

Pin It on Pinterest

Share This