Batata recheada com molho tailandês vegano à base de leite de coco e amendoim. Nutritivo, de sabor agridoce surpreendente. Perfeita para dias frios!

Ultimamente estou numa fase temperos! Tô amando experimentar novas combinações, e preparações ricas em tempero/sabor tem me encantado bastante 🙂

Um tempero que aprendi a gostar foi o curry ❤️  Confesso que não era muito fã uns anos atrás, mas acabei me acostumando com o sabor e hoje, adoro!

O curry é uma mistura de especiarias, é um tempero tipicamente indiano que pode ser de leve a extremamente picante. Dentre as diversas receitas que eu já vi por aí, me simpatizei por uma que vai coentro, cominho, feno-grego, cúrcuma, mostarda, pimenta do reino e gengibre. Fica bem aromático e não muito picante, o que permite bastante versatilidade 🙂 Posso passar as proporções depois pra quem quiser!

Aléééem do sabor incrível, você pode ser surpreendido ao descobrir que, se consumido regularmente a longo prazo, esse temperinho amarelo pode ser super benéfico à saúde. A cúrcuma, que é seu principal ingrediente, é grande responsável por essa saúde toda. Ela um enorme efeito anti-inflamatório, capaz de reduzir o inchaço e aliviar dores.  

Mas. voltando ao assunto principal, essa batata linda foi recheada com um molhinho “tailandês” que leva curry como ingrediente chave.
A receita que me inspirou (e que já não me lembro onde/quando vi) levava uma pastinha vermelha de curry, mas eu não tinha, então coloquei minha misturinha em pó mesmo e adicionei páprica picante ❤️ no fim gostei do resultado.

BATATA RECHEADA COM "THAI SAUCE"
Rendimentos 6
Um prato nutritivo, de sabor agridoce surpreendente. Perfeito para dias frios!
Dê uma nota!
Imprimir
Tempo de Preparação
10 min
Tempo de Cozimento
40 min
Tempo Total
50 min
Tempo de Preparação
10 min
Tempo de Cozimento
40 min
Tempo Total
50 min
Ingredientes
  1. 6 batatas doces médias lavadas e deixadas de molho por 8 horas​
  2. ​200ml de leite de coco integral
  3. ​1 xícara de Puro Mindú Bioporã (ou qualquer pasta de amendoim sem açúcar)
  4. 3 colheres de​ sopa de molho de soja (shoyu)
  5. ​1 colher de sopa de açúcar mascavo
  6. ​2 colheres de sopa de vinagre de maça (ou qualquer branco)
  7. 1/3 xícara de azeite
  8. 1 colher de sopa de curry
  9. 1 colher de chá de páprica picante (pode ser doce)
  10. ​1 dente de alho bem macerado
Instruções
  1. Fure a casca das batatas com um garfo. Disponha-as em uma forma e asse em forno médio (170 ºC a 190 ºC), preaquecido, até ficarem macias. Vire-as de lado durante o tempo de cozimento.
  2. ​Enquanto isso misture todos os ingredientes do molho num recipiente médio até que fique homogêneo.
  3. Quando as batatas estiverem prontas, retire-as do forno, abra-as cuidadosamente e recheie com o molho.
  4. Estas ainda foram servidas com cebolas douradas no óleo de coco e salsinha.
Observações
  1. Ás vezes eu asso as batatas envoltas em papel alumínio para não perder muito da umidade e, acredite, as orgânicas são horrorosamente (no bom sentido) melhores.
  2. A salsinha, quando aquecida, acaba perdendo o sabor, por isso, sempre que der, acrescente-as no final da preparação 😉
Flor de Sal https://flordesal.blog.br/
Essa receita eu fiz para a página Nutri Chefs da Bioporã, uma marca que eu admiro muito e tenho muita alegria em fazer parte.
Na página deles (aqui) você pode encontrar mais preparações gostosas, saudáveis e sem derivados animais, como essa 😉

Se experimentar, depois me conta se gostou  🙂 Recomendo muitíssimo!

Ah, e se você quiser alguma receita ou assunto em especial aqui no blog, é só comentar aí embaixo que vamos providenciar pra você ❤️

Um beijo, com carinho!

Pin It on Pinterest

Share This