O bolo de aniversário vegano mais delicioso do mundo!

Como eu já contei aqui, um dia recebi uma encomenda de bolo de aniversário de uma seguidora muito querida, que já tinha provado meu ovo de páscoa lá no Capivara Vegetarian. A princípio, fiquei com medo! Confeitaria não é das coisas mais fáceis desse mundo. Uma coisa é fazer um bolinho em casa, outra é fazer com que ele fique gostoso, grande, e lindo mesmo fora da geladeira por algumas horas. Como sou uma pessoas que gosta de desafios, resolvi aceitar.

Fiz alguns testes e substituições em receitas que eu fazia com a minha mãe quando menorzinha, e cheguei a uma que eu gostasse 🙂 Ficou molhadinha e saborosa, e casou perfeitamente com o recheio!
Eu nunca uso goma, espessante, aglomerante, ou nenhum ante! Um bom bolo precisa de uma boa combinação de farinhas (ou uma boa farinha), gordura, e fermento. A vida se encarrega do resto hahaha

BOLO DE CHOCOLATE TRUFADO E AMENDOIM
Dê uma nota!
Imprimir
Tempo de Preparação
15 min
Tempo de Cozimento
50 min
Tempo Total
1 hr 5 min
Tempo de Preparação
15 min
Tempo de Cozimento
50 min
Tempo Total
1 hr 5 min
Ingredientes
  1. MASSA
  2. 2 copos de farinha de trigo integral
  3. 2 copos de farinha de amêndoas (ou coco ralado/farinha de coco, ou mais farinha normal)
  4. 1 copo de cacau em pó (sem açúcar)
  5. 2 copos de açúcar mascavo
  6. 2 colheres de sopa de fermento em pó
  7. 1 pitada de sal marinho
  8. 1 pitadinha de canela
  9. 1 colher de chá de essência de baunilha
  10. ½ copo de azeite
  11. 1 colher de sopa de vinagre de maçã (não filtrado)
  12. 4 copos de água (em média)
  13. RECHEIO
  14. 1 copo de pasta de amendoim integral
  15. 500gr de chocolate amargo sem traços de leite (caso você seja vegan ou intolerante/alergica)
  16. 2 xícaras de leite de coco
  17. Pitada de cardamomo (opcional)
Instruções
  1. PREPARO DA MASSA
  2. Preaqueça o forno à 180ºC e unte uma forma redonda de 23 cm (usei uma com fundo removível), ou proporcional retangular.
  3. Em um recipiente, misture os ingredientes secos, exceto o fermento.
  4. Em outro recipiente misture bem o óleo, azeite, vinagre e água.
  5. Com a ajuda de uma colher ou fouet, misture com cuidado os ingredientes líquidos ao secos.
  6. Acrescente o fermento e incorpore à massa, com bastante cuidado.
  7. Despeje a massa na forma e Coloque no forno para assar por aproximadamente 35 minutos.
  8. PREPARO DO RECHEIO
  9. Derreta o chocolate em banho maria, quando estiver bem derretido, acrescente o leite de coco e o cardamomo e misture bem até virar uma calda homogênea.
  10. MONTAGEM
  11. Quando o bolo estiver frio, corte-o ao meio com uma faca grande ou com uma linha resistente. Umedeça as duas partes com leite vegetal ou água com gás. Se for preciso, corte a parte de cima para que ele fique bem retinho!
  12. Coloque a pasta de amendoim primeiro (pode diluir ela em um pouco de oleo de coco, ou aquecer um pouquinho, pra ficar mais molinha), depois coloque a trufa, deixando um pouco para a cobertura.
  13. Coloque a parte de cima do bolo e finalize com mais ganache e flores ♥
Observações
  1. Não abra o forno nos primeiros 30 minutos para o bolo não desandar. Espere o bolo esfriar um pouco antes de desenformar.
  2. Espere a trufa esfriar para poder rechear o bolo, senão vai escorrer tudo pelas bordas abaixo hahaha
  3. Quando terminar de rechear, pode diluir a trufa em um pouco mais de leite de coco e aquecer levemente pra que você consiga dar esse efeito de calda escorrendo ao jogar a cobertura.
Flor de Sal https://flordesal.blog.br/
Usei a farinha de trigo integral porque ninguém tem problemas com glúten por aqui, e nem tinha na festa da aniversariante! Alguma pessoas substituem a farinha de trigo por um combinação louca de farinhas sem glúten, e acaba usando um monte de refinados, sem nutriente nenhum. Cuidado com as suas escolhas! Vale a pena conversar com a sua nutri antes de qualquer substituição maluca.

Combinei com a farinhas de amêndoas porque além de gostar do sabor suave, ela ajuda a elevar o teor de proteínas na receita e acrescenta muitos nutrientes, como vitamina E, cálcio, magnésio, fósforo, antioxidantes, e por aí vai… 
No recheio, usei o leite de coco para a ganache, por ser um leite gorduroso. Na receita, ele funciona como o creme de leite e deixa a trufa com uma textura “macia”, aveludada. O cardamomo, além de possuir muitos nutrientes, é o “antídoto” do cacau, segundo a medicina Ayurveda. O sabor combina muito, mas é uma sugestão de uso, você não precisa colocar, se não quiser.
E a pasta de amendoim, não preciso nem justificar, preciso? Tudo bem que foi a aniversariante que pediu, mas eu colocaria do mesmo jeito hahaha O consumo regular (e dosado) de amendoim traz benefícios mil pro nosso organismo, e é fonte de gordura boa! Se quer uma dica de amiga, ponha uma pitada de sal antes de colocá-la no recheio, é tipo mágica ♥ 😛

Usei as sobras do bolo pra fazer essa sobremesa fofinha aqui ó! É uma boa maneira de aproveitar bem toda a receita 🙂

Quando você fizer essa receita, me conta se gostou, heim?
Eu adoro ouvir a opinão de vocês! ♥ Um beijo e boa semana!

Pin It on Pinterest

Share This