Um brownie vegano diferentão pra você saborear na sobremesa de um dia especial ♥

Quem não ama um brownie, né? Não é nenhuma receita típica brasileira, mas já tomou as prateleiras e cardápios de restaurantes e lojinhas. O Brownie é feito tradicionalmente com apenas cinco ingredientes: açúcar, chocolate, manteiga, pouca farinha e ovos. Com o tempo, outros ingredientes foram sendo adicionados – como nozes, castanhas, frutas secas, etc -, o que deixou o prato ainda mais gostoso. Diz a Wikipedia que a sobremesa “nasceu” em meados de 1896, nos Estados Unidos, e seu primeiro registro foi no “The Boston Cooking-School Cook Book”, mas eram biscoitos feitos com melaço. O brownie como a gente conhece hoje em dia, foi uma releitura dessa primeira receita e apareceu na edição de 1906 do mesmo livro. Mas acho que a curiosidade mais engraçada dessa receita tão gostosa é o nome: que faz referência aos brownies, um tipo de duende do folclore anglo-saxão e se tornou famoso depois da edição de “The Brownies, Their Book” (Palmer Cox, 1887).

Como eu adoro inventar moda na cozinha, me veio essa ideia de substituir o chocolate por outra fonte de gordura e experimentar novos sabores de brownie. Eu nunca tinha tentado fazer brownie vegano de inhame, mas tinha feito uma receitas umas semanas antes, usando o inhame no lugar do ovo, e o resultado foi tão bom que cedi e resolvi experimentar. E não é que ficou bem maravilhoso? 🙂 Achei que foi a melhor forma de manter a umidade do brownie sem usar muitos refinados – como féculas, por exemplos. Aqui, usei o açúcar demerara pra tentar chegar naquela casquinha deliciosa que os brownies tradicionais tem; não ficou super igual, mas se você quiser testar colocar mais açúcar, a probabilidade é que funcione bem 🙂 (ou que vire um cookie hahaha cuidado com a mão na hora de dosar). Ah, e você pode simplesmente usar o mascavo se não fizer muita questão da textura, e o inhame pode facilmente ser substituído por batata doce ou outro tubérculo – lembrando que toda substituição compromete o sabor e textura da receita original 😉

Não esqueçam de deixar o amor e carinho aí nos comentários preu saber o que vocês acharam ♥ Um beijão e bom carnaval!

Brownie de Amendoim
Rendimentos 12
Dê uma nota!
Imprimir
Tempo de Preparação
30 min
Tempo de Cozimento
40 min
Tempo Total
1 hr 10 min
Tempo de Preparação
30 min
Tempo de Cozimento
40 min
Tempo Total
1 hr 10 min
Ingredientes
  1. 1 e 1/2 xícaras de purê de inhame
  2. 1/2 xícara de pasta de amendoim
  3. 1/4 xícara de açúcar demerara
  4. 1/4 de xícara de leite de amendoim - pode ser água
  5. 1 colher de chá de essência de baunilha
  6. Pitada de canela
  7. 1/4 xícara de farinha de grão de bico (leia as observações para substituições)
  8. 1 colher de chá de fermento em pó
  9. Chocolate e tâmaras ou banana passa para "rechear"
Instruções
  1. Prepare uma assadeira e preaqueça o forno (usei uma forma de 28x18cm mas você pode fazer em uma menor se quiser um brownie mais grossinho)
  2. Primeiro prepare o purê de inhame cozinhando-os bem em água limpa. Retire a casca e, com a ajuda de um espremedor ou garfo, amasse bem amassadinho até virar um purê bem mole. Se preferir (e para evitar que fique pedaçudo), você pode usar a quantidade de leite da receita para ajudar a bater um purê do inhame + leite no liquidificador.
  3. Em um recipiente, acrescente a pasta de amendoim, o açúcar, o leite (se ainda não tiver colocado), a baunilha e a canela e misture bem até obter uma massa homogênea.
  4. Por fim, acrescente a farinha e o fermento e mexa bem para incorporar e evitar bolinhas de farinha.
  5. Acrescente os recheios e disponha a massa na forma. Leve para assar por aproximadamente 30-40 minutos a 200ºC.
  6. Delicie-se 🙂
Observações
  1. A farinha pode ser facilmente substituída por farinha de trigo integral, farinha de aveia, farinha de arroz, farinha de quinoa, farinha de sorgo ou qualquer outra farinha de cereais/leguminosa que quiser - lembrando sempre que a alteração de quaisquer ingredientes, altera também o sabor e a textura da receita.
Flor de Sal https://flordesal.blog.br/

Pin It on Pinterest

Share This