Maçã Caramelada, vegana, saudável e sem açúcar refinado, pra seduzir as crianças (e os adultos) 😀

Maça Caramelada é muito amor, né gente? Aqui em Curitiba a modinha pegou e tem 2 lugares que vendem – eu passo mal só de chegar perto, tem até cheiro de lactose hahaha No entanto, outro dia acompanhei uma amiga em um desses lugares, quase morri de vontade. Pensei: PRE-CI-SO! E naquele mesma semana saí em busca de “material de trabalho” hahaha Aqui em Curitiba é sempre frio, então não é difícil não se render a essas guloseimas, porque você de fato sente mais vontade de comer (e gerar energia) pra se aquecer. Sucumbi 😛

A primeira coisa que eu posso dizer sobre a maçã caramelada normal é que é açúcar pra dedéu! Mas é bom, não nego, e por isso estamos aqui fazendo uma versão bacana hahaha Beeem mais saudável do que a outra, essa versão não leva açúcar refinado e, consequentemente, não passa por aquele processo do açúcar liquefeito que acaba sendo um perigo pra gente se queimar. E além de tudo, é bem fácil de fazer 🙂 Se você não se importar muito pra aparência, pode só fazer o “caramelo”, e comer passando nos pedacinhos de maçã.

Mas Gabi, como faz caramelo sem açúcar refinado?” Gente, a natureza é tão linda que nos deu muitas formas de trabalhar naturalmente 🙂 E se tem uma coisa doce nessa natureza, são tâmaras frescas (conhecidas também como Medjool Dates, em inglês) 😛 Já comeu? O saborzinho da fruta quase lembra um caramelo mesmo. Ah, mas vale lembrar que as tâmaras tem alto teor de carboidratos/frutose, então não significa que a receita é total sem açúcar, ela só é mais natural 😉 Mas sabe o que é legal dessa frutinha? Elas contêm 50% mais potássio que bananas! 

Essa receita é uma beleza pra fazer com as crianças (mas já te aviso: eles vão ficar melados haha), mas também é ótimo pra impressionar os amigos 🙂 Eles não vão acreditar que não vai açúcar ou leite! E aí eu te recomendo: capriche na apresentação 😉  Use coberturas legais como o amendoim, mini chips de chocolate, coco, chocolate derretido, o que seu coração mandar. Se você não for muito fã de maçã, faça o caramelo pra comer com outras frutas, te garanto que cê vai gostar 🙂

MAÇA CARAMELADA VEGANA
Dê uma nota!
Imprimir
Ingredientes
  1. 5 maçãs (mais ou menos, depende de quanto caramelo você vai colocar nelas haha)
  2. 1 xícara de tâmaras frescas (se usar as secas, hidrate-as em água filtrada)
  3. ¼ de leite de coco integral (esse do supermercado mesmo)
  4. 1 colher de sopa de manteiga de coco (também pode ser o óleo)
  5. 2 colheres de sopa de pasta de amendoim (ou outra que você goste)
  6. 2 colheres de chá de essência de baunilha
  7. Pitadinha de sal / flor de sal
  8. Coberturas que suas lombrigas pedirem: amendoim, amêndoas, flocos de coco, flocos de arroz, chocolate, frutinhas, damasco, pimenta, temperos, nibs de cacau...
Instruções
  1. Abra as tâmaras ao meio e retire as sementes.
  2. Em um processador, bata todos os ingredientes do caramelo, parando pra raspar as laterais, até chegar a um caramelo suave. Ele tem que ser espesso e pegajoso, por isso pode levar algum tempo, tenha amor e carinho com ele haha.
  3. Espete as maças em palitos, ou em canelas em pau - conte com a ajuda de uma faca, se preciso, mas sempre tomando cuidado pra não despedaçar tudo.
  4. Com uma colher ou espátula, espalhe o caramelo pelas maças e leve à geladeira por uns 10 minutos até o caramelo firmar um pouco.
  5. Cubra com os toppings que você escolheu e seja - muito -feliz 🙂
Observações
  1. Se não quiser usar óleo, é só substituir por mais leite de coco, mas a textura não vai ficar igual, já que o oleo ajuda tudo a endurecer.
  2. Pra ajeitar as imperfeições do caramelo, é só molhar a mão em água limpa e ir arrumando com calma 🙂
  3. Se você passar chocolate derretido na sua maça, é bom voltar ela pra geladeira um pouquinho antes de servir, pro chocolate endurecer.
  4. Use a criatividade na hora de escolher as coberturas 😉
Flor de Sal https://flordesal.blog.br/
E aí, gostou? Tem uma sugestão ou dúvida? 🙂 Deixa um comentário preu saber!
Uma linda semana pra você! 😉

Pin It on Pinterest

Share This