Elaborei esse Manual do Suco Detox pra que você tenha mais autonomia e segurança na hora de criar os seus aí na sua casa. 🙂

Como já expliquei no primeiro post do #desafioflordesal, o termo DETOX é uma abreviação de detoxificação, que é o processo de eliminação de substâncias consideradas tóxicas ao organismo. Esse processo acontece em cada uma das células do nosso corpo, mas é nas do fígado e do intestino (ler post) que ele acontece com mais intensidade. Então, ao final, as toxinas são eliminadas, em sua maior parte, pela urina, fezes e pelo suor. Dito isso, considera-se SUCO DETOX, todo suco que auxilia ou estimula esse processo.

Além de escolher os melhores ingredientes e fazer combinações inteligentes, alguns macetes podem te ajudar na hora de preparar seu suco. Separei os que considero mais importantes: 

  • NÃO COE: evite coar! Por mais que você ainda esteja ingerindo nutrientes, ao coar, as fibras vão todas embora e você aumenta o índice glicêmico do suco.
  • EVITE FRUTAS: procure não usar muitas frutas! Elas tem açúcar, e quando você quebra as suas fibras no liquidificar, acaba por criar uma pequena bomba de açúcar pro organismo! ?
  • NUTRIENTES: abuse dos antioxidantes, antiinflamatórios e vitaminas! De manhã é quando seu corpo melhor absorve os nutrientes, então use a criatividade pra escolher de acordo com as suas necessidades, porém, o melhor horário para estimular o funcionamento do fígado e intestino é o fim da tarde.
  • VARIEDADE: varie sempre! Pra garantir a ingestão de vários nutrientes, a rotatividade alimentar é importantíssima, então não vale tomar o mesmo suco todo dia. Ouse, experimente, o máximo que pode acontecer é você não gostar, daí no próximo dia você faz diferente 😉
  • PRATICIDADE: Se o seu dia-a-dia é corrido e você acaba tendo preguiça de fazer seu suco, procure deixar alguns ingredientes pré-preparados, como a couve dobradinha e congelada (que ensinei aqui), ou usar polpas orgânicas e sem conservantes.
  • BEBA FRESQUINHO: A partir do momento em que você bateu seu suco, ele já começa a oxidar, principalmente se tiver limão ou outra fruta cítrica. Por isso, dê sempre preferência ao suco fresquinho e procure beber assim que preparar.
  • BIOMASSA NELE! Se tiver o costume de preparar biomassa de banana verde, acrescente uma colher de sopa ao seu suco verde. Além de dar cremosidade, vai adicionar um moooontão de coisa boa e ainda aumentar a sensação de saciedade.

Nos meus preparos, procuro sempre seguir uma matemática básica: líquido + fibras + termogênico + antioxidante + antiinflamatório ou fruta + liquido + erva + semente + verdura e/ou legumes + especiarias. ❤ Pra facilitar, fiz uma listinha de alimentos poderosos que você pode utilizar no seu preparo 🙂 :

ANTIOXIDANTES: Beta-caroteno e Licopeno – encontrados em alimentos avermelhados, alaranjados e amarelados, como cenoura, tomate, laranja, pêssego, abóbora; Curcuminacúrcuma (açafrão) e curry. Flavanoides encontrados em frutas, como uva, morango, mirtilo, e outras frutas de coloração avermelhada; em vegetais como brócolis, espinafre, salsa e couve; nas nozes, soja e linhaça. Vitamina A (retinol): em vegetais que contém altas concentrações de betacaroteno e licopeno. Vitamina C (ácido ascórbico): frutas cítricas (laranjas, limões, tangerinas) kiwi, manga, mamão, abacaxi; vegetais como brócolis, couve, pimentão vermelho e verde, espinafre,etc. Vitamina E (tocoferois) – óleos vegetais e derivados, folhas verdes, oleagionosas e sementes, cereais integrais e vegetais folhosos.

ANTIINFLAMATÓRIOS: Hortaliças – alho-poro, acelga, agrião, aipo, batata yacon, etc. Frutas – abacate, abacaxi, acerola, açaí, amora, cereja, coco, uva, etc. Condimentos e especiarias – açafrão, alecrim, anis, basílico, cacau, canela, cravo, coentro, cúrcuma, gengibre, etc. Nozes e sementes – amêndoa, avelã, castanha do para, castanha de caju, girassol, gergelim, linhaça, noz, amendoim. Bebidas – chá verde, chá preto, chá branco, chá vermelho, chá de camomila, chá de erva-doce, chá de erva cidreira, chá de hortelã, chá de boldo, chá de carqueja, chá mate, água de coco.

TERMOGÊNICOS: Cafeína  café, chá verde, matchá, chá preto, cacau. Canela, Chá de hibisco, Chá verde, Gengibre, Pimenta vermelhaÓleo de coco, Vinagre de Maçã, Alimentos com Ômega 3, Água gelada.

RICOS EM FIBRAS: Aveia, Pera, Folhas em geral, Arroz integral, Maçã, Laranja, Figo seco, Uvas-passas, Feijão, Amêndoas, Brócolis, Quinoa, Abacate, Alcachofra, Sementes de linhaça e chia, Milho, Cenoura, etc.

Dá pra fazer um montão de combinações agora, né? 🙂 Como a gente está falando sobre hidratação e esporte essa semana, separei 3 receitinhas que eu gosto muito pra compartilhar com vocês por aqui! Mas antes que eu me esqueça, queria ressaltar que não é sempre que o suco detox é benéfico pro organismo,viu? A Nutri Karelin me disse que pessoas com obesidade às vezes não podem tomar suco verde, então fique atento à sua individualidade e procure sempre um profissional da área ?

.
Dê uma nota!
Imprimir
Tempo de Preparação
10 min
Tempo de Cozimento
5 min
Tempo Total
15 min
Tempo de Preparação
10 min
Tempo de Cozimento
5 min
Tempo Total
15 min
Ingredientes
  1. 1 xícara de agua de coco ou água gelada
  2. 1 folha de couve
  3. 1/2 pepino
  4. 1 limão (sumo)
  5. 1 colher de chá canela
  6. 1 rodela de gengibre
  7. 1 colher de café de chia
  8. hortelã ou capim limão a gosto
  9. *stévia opcional
Instruções
  1. Higienize e pique todos os ingredientes.
  2. Em um liquidificador, bata tudo por aproximadamente 2 minutos ou até que o suco esteja homogêneo.
  3. Beba assim que preparar.
Observações
  1. O pepino é um alimento diurético, bem como o melão e a melancia, portanto esse suco pode dar uma mãozinha na retenção de líquido 😉
Flor de Sal https://flordesal.blog.br/
.
Dê uma nota!
Imprimir
Tempo de Preparação
10 min
Tempo de Cozimento
5 min
Tempo Total
15 min
Tempo de Preparação
10 min
Tempo de Cozimento
5 min
Tempo Total
15 min
Ingredientes
  1. 1 xícara de água de coco ou água gelada
  2. 1 maracujá azedo (polpa)
  3. 1 fatia generosa de manga
  4. 1/3 xícara de broto de feijão (moyashi)
  5. 1 fatia de cúrcuma fresca
  6. 1 fatia de gengibre
  7. 1 fatia de coco fresco (pode ser ralado)
  8. pitada de canela
Instruções
  1. Higienize e pique todos os ingredientes.
  2. Em um liquidificador, bata tudo por aproximadamente 2 minutos ou até que o suco esteja homogêneo.
  3. Beba assim que preparar.
Flor de Sal https://flordesal.blog.br/
.
Rendimentos 2
Dê uma nota!
Imprimir
Tempo de Preparação
10 min
Tempo de Cozimento
5 min
Tempo Total
15 min
Tempo de Preparação
10 min
Tempo de Cozimento
5 min
Tempo Total
15 min
Ingredientes
  1. 1 xicara de água de coco ou água gelada
  2. 1 xicara de melancia em pedaços (com semente)
  3. 1/2 xícara de morangos
  4. 1 fatia de beterraba
  5. 1 fatia generosa de gengibre
  6. 1 colher de chá de linhaça
  7. hortelã a gosto
Instruções
  1. Higienize e pique todos os ingredientes.
  2. Em um liquidificador, bata tudo por aproximadamente 2 minutos ou até que o suco esteja homogêneo.
  3. Beba assim que preparar.
Observações
  1. A beterraba, se aquecida, tem seus nutrientes mais bem absorvidos pelo nosso organismo (coloque-a em água fervendo e deixe cozinhar por uns 4 minutos)
  2. Atenção! Esse é um suco diurético 😉
Flor de Sal https://flordesal.blog.br/
Um assunto que também foi bastante discutido lá no nosso grupo detox do whatsapp (saiba mais) foi sobre os benefícios da Chlorella e da Spirulina. Então fui pesquisar! Acabei encontrando muita informação no site da Ocean Drop e eles foram super solícitos ao responder minhas dúvidas.

Pelo que li, ambos são considerados super alimentos. A Spirulina é uma alga azul fonte aminoácidos, minerais, vitaminas, antioxidantes e óleos essenciais e a maior fonte de proteína do planeta (60-70% de sua composição é proteína) :O . 
Já a Chlorella é uma antiga microalga com uma super capacidade de detoxificar e ajudar na renovação das nossas células. Ela literalmente se liga a toxinas como uma esponja promovendo a desintoxicação, inclusive de metais pesados como chumbo, cádmio e também mercúrio, inseticidas e pesticidas tóxicos. Além disso, é a espécie que contém mais clorofila na Terra.
Ambas podem ser adicionadas ao seu suco detox! Super legal, né? Eu também não sabia disso, achei super interessante! 🙂 Leia mais aqui, e aqui.

Em conversa com o pessoal da Ocean Drop, contei sobre o Desafio Detox e eles disponibilizaram um código de desconto pros leitores do blog, super queridos! Então, se você quiser adquirir as suas super algas, use o código promocional “flordesal” pra comprar com desconto direto no site deles.

E aí, gostou? 🙂 Espero que sim!
Lá no insta, na hashtag #sucoflordesal, você encontra mais um montão de receitas!
Deixa um comentário preu saber, compartilhe com os amigos e, se fizer alguma receitinha, marque com a hashtag #flordesalblog preu ver o que você anda cozinhando de bom 😉

Pin It on Pinterest

Share This