Eu nunca fui super fã de pão de mel! Quando eu era pequena minha vó costumava comprar aqueles industrializados de pacotinho, e eu achava aquilo um horror 😛 acho que por isso, nunca fui muito de comer pão de mel, porque sempre me lembrava daqueles de pacotinho. Nas últimas semanas, recebi um pedido muito especial de uma seguidora: desenvolver produtos veganos e sem glúten pra empresa dela. Um desses produtos era um pão de mel, pensei: ferrou! hahaha Como eu vou desenvolver, com a qualidade necessária, um negócio que eu “não sou muito fã”? Mas aceitei o desafio e acabei me surpreendendo! Depois de muitos testes, o resultado ficou incrível 🙂

Como em todas as receitas aqui do blog, além de ser vegano e sem glúten, eu tive uma preocupação e um cuidado grande com a combinação de ingredientes pra ser também mais saudável e saboroso. Não esqueça de ler a receita toda, inclusive as observações, pra não perder nenhum detalhe, e, antes de começar, se você quiser fazer um pão de “mel” nível profissa, vale a pena ler esse post aqui da Dani Noce pra aprender sobre temperagem de chocolate – assim sua cobertura vai ser bem mais linda e brilhante que a minha, e o mais importante: não vai derreter tão facilmente quando estiver fora da geladeira.

Pra dar menos trabalho, se você tiver com muita vontade, também dá pra fazer essa receita em versão bolo, grandão, e usar o chocolate ou doce de leite como cobertura! 🙂 Se fizer, me conte depois como ficou!

Pão de Mel Vegano e Sem Glúten
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SECOS
  1. 1/2 xícara de farinha de arroz integral
  2. 1/3 xícara de farinha de grão de bico (pode ser arroz)
  3. 1/4 xícara de farinha de amêndoas (pode ser de arroz ou grão de bico)
  4. 1/2 xícara de fécula de batata ou polvilho doce
  5. 1 colher de sopa de cacau em pó
  6. 1/2 colher de café de sal
  7. 1 colher de sopa de fermento em pó
MOLHADOS
  1. 1 xícara de leite vegetal (usei de inhame),
  2. 1 colher de chá de canela em pó,
  3. 1 colher de chá de cravo em pó
  4. 1 colher de chá de noz moscada
  5. 1 colher de café de gengibre em pó
  6. 1/3 xícara de óleo de coco – pode ser azeite ou de girassol
  7. ½ xícara de açúcar demerara
  8. ¼ xícara de melado de cana
  9. 1 colher de sopa de vinagre de maçã
  10. 1 colher de chá de essência de baunilha
Instruções
  1. Preaqueça o forno a 210ºC e unte as forminhas com óleo e cacau, as que usei tem 8cm de diâmetro.
  2. Em uma leiteira, ferva o leite e, assim que levantar fervura, acrescente o melado e as especiarias. Reserve (esse processo fará com que o sabor das especiarias sobressaiam).
  3. Em um recipiente, coloque o leite com as especiarias, o óleo, o açúcar, o sal, a essência de baunilha e o vinagre. Misture bem e adicione as farinhas, o cacau em pó, o melado de cana mexendo bem até obter uma massa uniforme – você pode usar uma batedeira ou liquidificador para facilitar. Adicione o fermento e incorpore à massa.
  4. Disponha a massa nas forminhas e leve para assar por cerca de 20 minutos, ou até você espetar um garfo no centro e ele sair limpo. Preencha só metade das forminhas com a massa crua para ter certeza de que a massa não vá vazar.
  5. Espere esfriar completamente antes de rechear - vai levar cerca de uma hora.
  6. Corte os pãezinhos ao meio e coloque um pouco de recheio no meio. Não coloque muito, pois quando você fechar pode transbordar.
  7. Para o recheio, usei doce de leite vegetal e, no outro, manteiga de coco que eu mesma fiz (só bater coco seco ralado no processador por uns 10 minutos) com coco ralado e stevia.
  8. Cobri com chocolate 70% - leia o modo de preparo no link que coloquei no post.
  9. Leve à geladeira por cerca de 1 hora para firmar e devore 😀
Flor de Sal http://flordesal.blog.br/
Eu sou a Gabi ? Sou arquiteta urbanista e metida a cozinheira! Desde que resolvi entrar no mundo do esporte, mudei minha alimentação e, consequentemente, meu olhar sobre o mundo e sobre o meu corpo. Hoje sou maratonista, me locomovo principalmente de bike, não consumo carne há três anos, intolerante à lactose, e vivo inventando moda na cozinha, onde aprendo muito todo dia ❤

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