O pesto de brócolis é uma versão mais leve de pesto, com menos gordura, super cremoso e nutritivo 😉

Já cansei de contar que mudei meus hábitos e meu paladar quando morei na Itália, né? haha Acho isso muito engraçado, porque eu não acho que faltem opções de alimentos saborosos e diferentes aqui no Brasil, mas pode ser que a gente esteja tão habituado a vê-los que, quando viajamos, temos esse instinto de querer provar todas as “novidades” que vemos pela frente. Bom, foi assim que aconteceu comigo…

Uma das coisas maravilhosas que provei (e viciei) por lá, foi o tão famoso pesto ❤ – um molho a base de ervas, alho, azeite e oleaginosas típico de Gênova – Itália. Acho que ele é um coringa na cozinha: super fácil de fazer, prático, rápido e muito versátil. Dá pra colocar no sanduíche, na salada, no macarrão, nos legumes, ou mesmo em bolinhos e petiscos – como esse aqui.

A única coisa que me deixava um pouco receosa em relação ao pesto é que ele é um pouco gorduroso por ter o azeite como ingrediente líquido principal, e, apesar de sim, ser saudável, não deixa de ser mega calórico, né? Então, um dia, quando estava pensando em variações de pesto pra essa receita, me ocorreu de tentar com brócolis, why not? E, pra minha surpresa (confesso) ficou incrível 🙂

Acontece que, o brócolis, bem cozidinho, acabou virando um creme ao ser liquidificado, o que me permitiu diminuir bastante a quantidade de azeite da receita original, o que resultou num molho muito mais suave, super saboroso, bem nutritivo e com poucos carboidratos – perfeito pra um jantar levinho 🙂 

Ah, ao contrário das outras versões, eu não fiz o pesto de brocolis substituindo a erva por outro ingrediente (o brocolis, no caso), mas usei ele como emulsificante, e mantive as ervas porque ainda queria o sabor marcante da receita tradicional.
Coincidentemente, a Paganini me enviou, na mesma época, uma massa sem glúten que estavam lançando, feita a base de farinha de quinoa. Além de bem saborosa, achei que ela não quebra tanto quanto as outras que já comi. Quem experimentar, depois me conta o que achou da massa 🙂

Como fiz um tanto bom de molho (mais do que precisava pro macarrão), acabei assando essas cenouras pro jantar e comi com o pesto de brócolis. Ficou super leve e achei que o sabor adocicado da cenoura caiu bem com o ardidinho do alho e com o sabor das ervas. 

PESTO DE BROCOLIS
super leve e nutritivo, perfeito para um jantar low carb 🙂
Dê uma nota!
Imprimir
Tempo de Preparação
10 min
Tempo de Cozimento
20 min
Tempo Total
30 min
Tempo de Preparação
10 min
Tempo de Cozimento
20 min
Tempo Total
30 min
Ingredientes
  1. 1 xícara de brocolis cozido no vapor
  2. 2 colheres de sopa de azeite
  3. 1 dente de alho
  4. 3 colheres de sopa de nozes
  5. 1/2 xícara de ervas (coentro, salsinha, manjericão - usei coentro, mas com manejericão fica incrível também)
  6. sumo de 1/2 limão
  7. sal e pimenta do reino a gosto
Instruções
  1. Pique o brócolis em pedaços menores e cozinhe até que esteja bem macio (aproximadamente 20 minutos). Espete um garfo no talo para testar, se entrar com facilidade, está pronto.
  2. Higienize as ervas, corte o limão ao meio e descasque o alho.
  3. Em um liquidificador, bata todos os ingredientes até obter um molhinho cremoso - acrescente um pouco de água se necessário.
  4. Sirva com seu acompanhamento preferido.
Observações
  1. Para preparar as cenouras, basta higienizá-las e assá-las com um fio de azeite, em forno médio, até que estejam macias (use um garfo para verificar - se entrar com facilidade até o miolo, está pronto)
Flor de Sal http://flordesal.blog.br/
Se você tiver alguma outra sugestão de pesto, comenta aí embaixo pra eu testar e alimentar meu vício haha 🙂 
Não esqueça de marcar suas fotos com a hashtag #flordesalblog preu ver com o que você anda aprontando na cozinha, heim?

Um super beijo! ❤

Eu sou a Gabi ? Sou arquiteta urbanista e metida a cozinheira! Desde que resolvi entrar no mundo do esporte, mudei minha alimentação e, consequentemente, meu olhar sobre o mundo e sobre o meu corpo. Hoje sou maratonista, me locomovo principalmente de bike, não consumo carne há três anos, intolerante à lactose, e vivo inventando moda na cozinha, onde aprendo muito todo dia ❤

Pin It on Pinterest

Share This