O famoso “parece mas não é” que vai deixar todo mundo surpreso 😉

Hoje tenho uma novidade super legal 😀 Minha receita saiu no PAPO DE HOMEM!

Pra quem não conhece, o Papo de Homem é um site de informação formado por mais de 500 homens espalhados pelo mundo. Lá eles compartilham descobertas, aventuras, ideias, obstáculos, projetos, receitas e outra mil coisas legais 🙂 Pra mim, é uma alegria enorme poder fazer parte desse time e levar informação ao público masculino também, já que por aqui a maioria é feminino. 

Mas bom, falando da receita, esse é o típico “Parece mas não é” – parece ovo, mas é tofu mexido, suuuuper saboroso e cheio de nutrientes!
A linda Nutri Karelin Cavallari participou do post junto com as fotos maravilhosas do meu amigo super talentoso Rodrigo Pierrot.

Olha só o que a nutri diz sobre esse prato lindo:

Além de gostoso, o prato é aliado dos atletas de plantão e cai muito bem nos pós-treino. Isso porque o tomate possui um nutriente chamado licopeno, que combate os radicais livres e previne doenças degenerativas, além de dar uma mãozinha na recuperação muscular. E ele é melhor absorvido pelo nosso organismo quando o tomate é levemente aquecido e servido com uma gordura vegetal. Por isso, nessa receita, o tomate é o último ingrediente a ir para a frigideira.

Já os cogumelos são uma excelente fonte de proteínas, como o tofu, que é mais fácil de digerir do que a soja em grãos e portanto com nutrientes mais biodisponíveis (melhor aproveitados pelo nosso corpo).

O azeite e a cúrcuma são anti-inflamatórios naturais e o alho e a cebola melhoram o sistema imune, ótimo para esse comecinho de inverno. A tapioca vem acrescentar um gostinho característico e é fonte carboidrato, essencial para melhor regeneração dos músculos.

Ficou com água na boca, né? Bora pra receita então 🙂

Tofu Mexido
Rendimentos 4
Dê uma nota!
Imprimir
Tempo de Preparação
15 min
Tempo de Cozimento
5 min
Tempo Total
20 min
Tempo de Preparação
15 min
Tempo de Cozimento
5 min
Tempo Total
20 min
Ingredientes
  1. 400g de tofu fresco escorrido
  2. 1/2 cebola roxa fatiada
  3. Tomates cereja a gosto
  4. Cogumelos a gosto
  5. 2 colheres de sopa de azeite de oliva
  6. 1 colher de sopa de água
  7. 1 colher de sopa de tapioca hidratada
  8. 4 dentes de alho amassados
  9. 1 colher de chá de sal
  10. 1/2 colher de chá de tomilho
  11. 1/2 colher de chá de cúrcuma
  12. Pimenta branca e pimenta do reino a gosto
  13. Pitada de Sal Negro* (opcional | leia as observações)
  14. Manjericão a gosto
Instruções
  1. Refogue o alho, a cebola, os cogumelos e o tomate em metade do azeite.
  2. Depois, acrescente o tofu, a tapioca e os temperos.
  3. Ponha a água e vá mexendo até que o tofu absorva os temperos e a tapioca dissolva.
  4. Deixe cozinhar cerca de 5 minutos, mexendo de tempos em tempos.
  5. Quando estiver com aspecto de ovo mexido, desligue o fogo e sirva com o restante do azeite.
Observações
  1. * O sal negro é um tipo de sal vulcânica de cor escura, meio rosada. Oriundo da Índia, tem um sabor forte principalmente devido ao alto teor de enxofre. Esse enxofre é que faz com que seu sabor lembra o sabor de gema de ovo cozido e por isso usado bastante em receitas veganas que remetem ao ovo. 🙂
Flor de Sal http://flordesal.blog.br/
Eu sou a Gabi ? Sou arquiteta urbanista e metida a cozinheira! Desde que resolvi entrar no mundo do esporte, mudei minha alimentação e, consequentemente, meu olhar sobre o mundo e sobre o meu corpo. Hoje sou maratonista, me locomovo principalmente de bike, não consumo carne há três anos, intolerante à lactose, e vivo inventando moda na cozinha, onde aprendo muito todo dia ❤

Pin It on Pinterest

Share This