TORTA GUIRLANDA DE CHOCOLATE – Sem açúcar, glúten, lactose, ovos, mas com muito amor e suuuper prática de fazer ❤ 

Aiii, que delícia voltar a postar no meu blog amado ❤
Espero que vocês estejam felizes também, porque agora as receitas vão ficar ainda mais lindas e saborosas 😀

Bom, essa é a primeira receitinha de Natal que vou postar pra vocês porque o pessoal lá no insta escolheu, numa votação entre Panetone sem Glúten e Torta de Chocolate, olha só:

 

Essa torta nasceu de uma inconformação muito grande, por parte das minha lombrigas, de não poder comer essa daqui da super Ana Spengler, que o pessoal pouco talentoso da Salted Caramel Filmes gravou. E claro que  motivação também foi: comer um docinho, feliz e saltitante, no fim do ano 🙂 

Ela não sai perdendo pra nenhuma torta de chocolate convencional, é bem docinha e saborosa, e ainda tem uma boa quantidade de proteína pra ajudar na saciedade. Mas, cá entre nós, a textura é tipo DOS DEUSES!

Torta Guirlanda de Chocolate - Flor de Sal

Apesar de a alimentação consciente estar crescendo a passos largos, ainda rola um preconceitozinho com o uso do tofu em receitas. E não tiro a razão de ninguém porque também não sou muito fã 😛 Mas uma coisa é verdade: é só saber usar e ele se torna um grande aliado nos preparos sem lácteos e veganos.

Algumas pessoas me perguntam: “Ah, mas ele é feito de soja, a soja não é ruim?” Bom, o tofu é um subproduto da soja, e passa por um processo de coagulação pra ficar como é 🙂 Esse processo separa a água da proteína, formando os coágulos de soja (tipo uma ricota) que serão prensados pra ficar no formato em que encontramos o tofu por aí. E daí é só alegria! Dentre os benefícios que ele nos traz, estão menor risco de câncer, anemia e osteoporose, dá uma mãozinha nos níveis de colesterol, ajuda na manutenção da saúde cardiovascular e é uma ótima fonte de proteína com poucas calorias.

Torta Guirlanda de Chocolate - Flor de Sal

Mas voltando ao assunto principal – TORTA DE CHOCOLATE MARAVILHOSA – eu queria que fosse uma receita simples de reproduzir, sem ingredientes muito malucos, e bem saborosa, pra que você conseguisse fazer tranquilamente em casa, e que toda a família saboreasse sem medo, independente das escolhas alimentares 🙂 Então fiz uma torta que não precisa ir ao forno, não precisa de horas preparo, e não tem como dar errado hahaha Bora pra receita? ❤

TORTA GUIRLANDA DE CHOCOLATE
Dê uma nota!
Imprimir
Tempo de Preparação
30 min
Tempo de Cozimento
2 hr
Tempo Total
2 hr 30 min
Tempo de Preparação
30 min
Tempo de Cozimento
2 hr
Tempo Total
2 hr 30 min
Ingredientes
  1. INGREDIENTES DA BASE
  2. 1 xícara de tâmara secas, hidratadas em água
  3. 1 xícara de castanha de caju torrada
  4. 1/2 xícara de avelã torrada
  5. 1/2 xícara de coco queimado
  6. 1 pitada de sal
INGREDIENTES DO RECHEIO
  1. 250 gramas de Tofu
  2. 1/2 xícara de leite de coco
  3. 200 gramas de chocolate amargo
  4. 1/2 xícara de cacau em pó
  5. 1 colher de sobremesa de cardamomo em pó
  6. Frutas a gosto para decorar
PREPARO DA BASE
  1. Para fazer a base, bata em um processador as tâmaras até virar uma massinha. Caso precise, adicione aos poucos água para facilitar. Acrescente a castanha de caju, a avelã, o coco e o sal e bata mais um pouco até que eles sejam quebrados em pedaços menores.
  2. Em uma forma redonda de 20 cm de diâmetro, posicione um aro de 8 cm de diâmetro no centro e despeje a massa da base em torno do aro, pressionando até que ela fique firme e preencha toda a forma. Deixe descansar na geladeira enquanto o recheio é preparado.
PREPARO DO RECHEIO
  1. Prepare o recheio derretendo o chocolate amargo em banho-maria. Em um liquidificador ou processador, bata o leite de coco e o tofu até ficar um creme homogêneo. Acrescente o cacau, o cardamomo em pó e o chocolate derretido e bata até que eles sejam totalmente incorporados à massa. Tire a base da geladeira e despeje o recheio por cima dela. Deixe na geladeira por aproximadamente duas horas e decore com frutas da estação na hora de servir.
Flor de Sal https://flordesal.blog.br/

Outra versão dessa receita tá lá no Bom Gourmet 🙂 aproveita e dá uma espiada em como variar o preparo.

Se gostou, tem alguma dúvida ou sugestão, deixa um comentário preu saber! Adoro o feedback de vocês ❤.

Ah, e não esqueça de se inscrever na newsletter pra receber as novidades do blog quentinhas, em primeira mão. 😉 Essa semana tem novidade por aí! Fiquem de olho. 

Super beijo, Gabi.

Pin It on Pinterest

Share This