Um bolo de aniversário vegano, sem glúten, sem açúcar refinado, que vai fazer todo mundo se apaixonar e querer bis 🙂
UHUUUUUL! Estamos em clima de comemoração por aqui ♥
Semana passada o blog (insta) fez um ano, e dia 31 de março foi meu aniversário 😀 – 26 anos de muita comilança hahaha
Poder comemorar esses dias importantes e as minhas conquistas com vocês é muito especial, porque vocês fazem parte de tudo isso, hoje! Na minha cabeça, é como se vocês fossem amigos queridos, e sempre que algo legal acontece, eu quero compartilhar e conversar 🙂 ♥ (meu ascendente em câncer me deixa meio sensível nessas ocasiões, sorry hahaha)
Bom, mas vamos ao que interessa, né? Eu sempre falo que, aqui no blog, uma das minhas maiores alegrias é poder dividir receitas democráticas e inclusivas – ou seja, que todo mundo pode comer 🙂 Meu bolo de aniversário não seria diferente, né? Fiz ele todo especial, pra que todo mundo pudesse comer comigo: vegano, sem glúten, sem açúcar refinado, e com ingredientes fáceis de encontrar. (A foto abaixo mostra a consistência da massa – ponto importante pra que o bolo dê certo)
Assados, como pães e bolos, podem ser desafiadores pra veganos porque a maioria das receitas tradicionais leva leite e ovos como ingredientes principais, mas com algum estudo, paciência e testes, você pode chegar na melhor versão do seu bolo 🙂 A parte do leite é bem fácil, substitui-lo por leite vegetal, e a manteiga por uma fonte de gordura vegetal (azeite, óleo de coco, etc) funciona, na maior parte das vezes, super bem. O problema maior está na parte do ovo, porque ele ajuda a dar estrutura e fazer o bolo crescer e ficar macio. Mas não é um bicho de sete cabeças, alguns segredinhos podem ajudar, e eu fiz um post super bacana sobre isso aqui.
Um outro ponto é que o glúten tem um papel importante nesses pratos. Ele é uma proteína responsável por dar liga, estrutura e umidade às massas e preparos em que ele é usado. Portanto, quando você se propõe a preparar uma receita sem glúten, precisa fazer uma mistura de farinhas pra que elas ajam de forma similar à farinha de trigo, centeio, etc. Esse é um assunto extenso, então acho que vou fazer um post especial pra falar disso depois, combinado? 🙂
Antes da receita, queria contar que escolhi esse sabor de bolo porque acho menos enjoativo do que a maioria deles (não sou a maior fã de bolo de aniversário), e porque os 3 sabores harmonizam perfeitamente! O cacau se dá super bem com a maioria das oleaginosas, e ambos são contrastados pelo cítrico da laranja – que também ajuda o bolo a crescer. Se você não gostar de laranja, ou de amêndoas, elas podem ser facilmente substituídas nessa receita e vou colocar as dicas ali nas observações da receita pra quem quiser 🙂
PS: No ano passado fiz um Bolo de Chocolate Trufado – se preferir algo mais chocolatudo, a receita está aqui.
- 1 xícara de uva passa branca
- 1 xícara de suco de laranja (aproximadamente 2 laranjas)
- 1/3 xícara de azeite
- 1 colher de sopa de raspas da casca da laranja
- 1 xícara de farinha de aveia
- 1 xícara de farinha de amêndoas
- 2 colheres de sopa de polvilho doce ou outra fécula
- 1 colher de sopa bem cheia de fermento em pó
- Pitada de sal
- Amêndoas picadas para a massa (opcional)
- 150gr de chocolate amargo picado
- 1 xícara de iogurte grego vegano (link abaixo, no fim do post / substituição nas observações)
- 2 colheres de sopa de cacau em pó
- 100gr de chocolate amargo picado
- 1/3 de xícara de leite vegetal (usei de coco)
- Pitada de cardamomo (opcional)
- Preaqueça o forno a 200ºC.
- Unte uma assadeira de 20cm de diâmetro com o óleo de preferência. Reserve.
- No liquidificador, processe os ingredientes molhados até obter um líquido homogêneo - para facilitar, você pode deixar as uvas passas de molho no suco antes de bater.
- Em um recipiente, misture os ingredientes secos - exceto o fermento - e desfaça as bolinhas com um garfo ou mesmo peneirando tudo.
- Aos pouquinhos, vá misturando os líquidos com os secos e incorporando à massa.
- Quando obtiver uma massa homogênea, acrescente o fermento e misture.
- Asse o bolo na assadeira untada por aproximadamente 40 minutos - faça o teste do palito.
- Retire o bolo do forno e espere esfriar para desenformar.
- Repita o processo para o segundo bolo. Se preferir, você pode simplesmente dobrar a receita e fazer tudo de uma vez, porém, dividindo a massa em 2 na hora de acrescentar o fermento para que não embatume.
- Derreta o chocolate picado em banho maria.
- Acrescente o cacau em pó e misture bem.
- Aos poucos acrescente o iogurte e vá misturando até obter um creme homogêneo e, cremoso e consistente. Reserve.
- Derreta o chocolate picado em banho maria.
- Acrescente o leite vegetal e o cardamomo e misture bem até obter uma calda lisa e homogênea. Reserve.
- Se o seu bolo estiver com as bordas feias, você pode cortá-las mas dá trabalho e exige cuidado.
- Posicione o primeiro bolo onde você for servi-lo.
- Espalhe cuidadosamente o recheio e tente deixar tudo com a mesma espessura.
- Posicione o segundo bolo em cima do recheio com cuidado para que fiquem alinhados.
- Cubra com a calda de chocolate, começando pelo meio para que não escorregue demais para as bordas. Espalhe com o auxílio de uma colher ou espátula.
- Finalize com raspas de laranja, lascas de amêndoas, flor de sal ❤, e o que mais a criatividade mandar.
- ATENÇÃO! Você precisará fazer duas receitas do bolo, mas o recheio e a cobertura já tem as quantidades suficientes para esta receita.
- Você pode substituir o suco de laranja por qualquer outro líquido, mas se não for algum suco cítrico, conte a ajuda de 1 colher de sopa de vinagre de maça para ajudar a ação do fermento e deixar o bolo macio 🙂
- Se você não quiser usar a uva como adoçante para o bolo, substitua a mesma quantidade por açúcar mascavo.
- Se você não quiser usar o iogurte no recheio, substitua por leite de coco espesso (do supermercado), biomassa de banana verde, ou abacate, nas mesmas quantidades - sempre lembrando que isso vai influenciar o sabor e a consistência do seu recheio.
- Se tiver mais alguma dúvida, escreva nos comentários que eu respondo 🙂 ❤
Espero que vocês tenham gostado ❤ Obrigada, de coração, por todo carinho e mensagens de feliz aniver!
Um super beijo!
Eu sou a Gabi ? Sou arquiteta urbanista e metida a cozinheira! Desde que resolvi entrar no mundo do esporte, mudei minha alimentação e, consequentemente, meu olhar sobre o mundo e sobre o meu corpo. Hoje sou maratonista, me locomovo principalmente de bike, não consumo carne há três anos, intolerante à lactose, e vivo inventando moda na cozinha, onde aprendo muito todo dia