Elaborei esse Manual do Suco Detox pra que você tenha mais autonomia e segurança na hora de criar os seus aí na sua casa. 🙂
Como já expliquei no primeiro post do #desafioflordesal, o termo DETOX é uma abreviação de detoxificação, que é o processo de eliminação de substâncias consideradas tóxicas ao organismo. Esse processo acontece em cada uma das células do nosso corpo, mas é nas do fígado e do intestino (ler post) que ele acontece com mais intensidade. Então, ao final, as toxinas são eliminadas, em sua maior parte, pela urina, fezes e pelo suor. Dito isso, considera-se SUCO DETOX, todo suco que auxilia ou estimula esse processo.
Além de escolher os melhores ingredientes e fazer combinações inteligentes, alguns macetes podem te ajudar na hora de preparar seu suco. Separei os que considero mais importantes:
- NÃO COE: evite coar! Por mais que você ainda esteja ingerindo nutrientes, ao coar, as fibras vão todas embora e você aumenta o índice glicêmico do suco.
- EVITE FRUTAS: procure não usar muitas frutas! Elas tem açúcar, e quando você quebra as suas fibras no liquidificar, acaba por criar uma pequena bomba de açúcar pro organismo! ?
- NUTRIENTES: abuse dos antioxidantes, antiinflamatórios e vitaminas! De manhã é quando seu corpo melhor absorve os nutrientes, então use a criatividade pra escolher de acordo com as suas necessidades, porém, o melhor horário para estimular o funcionamento do fígado e intestino é o fim da tarde.
- VARIEDADE: varie sempre! Pra garantir a ingestão de vários nutrientes, a rotatividade alimentar é importantíssima, então não vale tomar o mesmo suco todo dia. Ouse, experimente, o máximo que pode acontecer é você não gostar, daí no próximo dia você faz diferente 😉
- PRATICIDADE: Se o seu dia-a-dia é corrido e você acaba tendo preguiça de fazer seu suco, procure deixar alguns ingredientes pré-preparados, como a couve dobradinha e congelada (que ensinei aqui), ou usar polpas orgânicas e sem conservantes.
- BEBA FRESQUINHO: A partir do momento em que você bateu seu suco, ele já começa a oxidar, principalmente se tiver limão ou outra fruta cítrica. Por isso, dê sempre preferência ao suco fresquinho e procure beber assim que preparar.
- BIOMASSA NELE! Se tiver o costume de preparar biomassa de banana verde, acrescente uma colher de sopa ao seu suco verde. Além de dar cremosidade, vai adicionar um moooontão de coisa boa e ainda aumentar a sensação de saciedade.
Nos meus preparos, procuro sempre seguir uma matemática básica: líquido + fibras + termogênico + antioxidante + antiinflamatório ou fruta + liquido + erva + semente + verdura e/ou legumes + especiarias. ❤ Pra facilitar, fiz uma listinha de alimentos poderosos que você pode utilizar no seu preparo 🙂 :
ANTIOXIDANTES: Beta-caroteno e Licopeno – encontrados em alimentos avermelhados, alaranjados e amarelados, como cenoura, tomate, laranja, pêssego, abóbora; Curcumina – cúrcuma (açafrão) e curry. Flavanoides – encontrados em frutas, como uva, morango, mirtilo, e outras frutas de coloração avermelhada; em vegetais como brócolis, espinafre, salsa e couve; nas nozes, soja e linhaça. Vitamina A (retinol): em vegetais que contém altas concentrações de betacaroteno e licopeno. Vitamina C (ácido ascórbico): frutas cítricas (laranjas, limões, tangerinas) kiwi, manga, mamão, abacaxi; vegetais como brócolis, couve, pimentão vermelho e verde, espinafre,etc. Vitamina E (tocoferois) – óleos vegetais e derivados, folhas verdes, oleagionosas e sementes, cereais integrais e vegetais folhosos.
ANTIINFLAMATÓRIOS: Hortaliças – alho-poro, acelga, agrião, aipo, batata yacon, etc. Frutas – abacate, abacaxi, acerola, açaí, amora, cereja, coco, uva, etc. Condimentos e especiarias – açafrão, alecrim, anis, basílico, cacau, canela, cravo, coentro, cúrcuma, gengibre, etc. Nozes e sementes – amêndoa, avelã, castanha do para, castanha de caju, girassol, gergelim, linhaça, noz, amendoim. Bebidas – chá verde, chá preto, chá branco, chá vermelho, chá de camomila, chá de erva-doce, chá de erva cidreira, chá de hortelã, chá de boldo, chá de carqueja, chá mate, água de coco.
TERMOGÊNICOS: Cafeína – café, chá verde, matchá, chá preto, cacau. Canela, Chá de hibisco, Chá verde, Gengibre, Pimenta vermelha, Óleo de coco, Vinagre de Maçã, Alimentos com Ômega 3, Água gelada.
RICOS EM FIBRAS: Aveia, Pera, Folhas em geral, Arroz integral, Maçã, Laranja, Figo seco, Uvas-passas, Feijão, Amêndoas, Brócolis, Quinoa, Abacate, Alcachofra, Sementes de linhaça e chia, Milho, Cenoura, etc.
Dá pra fazer um montão de combinações agora, né? 🙂 Como a gente está falando sobre hidratação e esporte essa semana, separei 3 receitinhas que eu gosto muito pra compartilhar com vocês por aqui! Mas antes que eu me esqueça, queria ressaltar que não é sempre que o suco detox é benéfico pro organismo,viu? A Nutri Karelin me disse que pessoas com obesidade às vezes não podem tomar suco verde, então fique atento à sua individualidade e procure sempre um profissional da área ?
- 1 xícara de agua de coco ou água gelada
- 1 folha de couve
- 1/2 pepino
- 1 limão (sumo)
- 1 colher de chá canela
- 1 rodela de gengibre
- 1 colher de café de chia
- hortelã ou capim limão a gosto
- *stévia opcional
- Higienize e pique todos os ingredientes.
- Em um liquidificador, bata tudo por aproximadamente 2 minutos ou até que o suco esteja homogêneo.
- Beba assim que preparar.
- O pepino é um alimento diurético, bem como o melão e a melancia, portanto esse suco pode dar uma mãozinha na retenção de líquido 😉
- 1 xícara de água de coco ou água gelada
- 1 maracujá azedo (polpa)
- 1 fatia generosa de manga
- 1/3 xícara de broto de feijão (moyashi)
- 1 fatia de cúrcuma fresca
- 1 fatia de gengibre
- 1 fatia de coco fresco (pode ser ralado)
- pitada de canela
- Higienize e pique todos os ingredientes.
- Em um liquidificador, bata tudo por aproximadamente 2 minutos ou até que o suco esteja homogêneo.
- Beba assim que preparar.
- 1 xicara de água de coco ou água gelada
- 1 xicara de melancia em pedaços (com semente)
- 1/2 xícara de morangos
- 1 fatia de beterraba
- 1 fatia generosa de gengibre
- 1 colher de chá de linhaça
- hortelã a gosto
- Higienize e pique todos os ingredientes.
- Em um liquidificador, bata tudo por aproximadamente 2 minutos ou até que o suco esteja homogêneo.
- Beba assim que preparar.
- A beterraba, se aquecida, tem seus nutrientes mais bem absorvidos pelo nosso organismo (coloque-a em água fervendo e deixe cozinhar por uns 4 minutos)
- Atenção! Esse é um suco diurético 😉
Pelo que li, ambos são considerados super alimentos. A Spirulina é uma alga azul fonte aminoácidos, minerais, vitaminas, antioxidantes e óleos essenciais e a maior fonte de proteína do planeta (60-70% de sua composição é proteína) :O .
Já a Chlorella é uma antiga microalga com uma super capacidade de detoxificar e ajudar na renovação das nossas células. Ela literalmente se liga a toxinas como uma esponja promovendo a desintoxicação, inclusive de metais pesados como chumbo, cádmio e também mercúrio, inseticidas e pesticidas tóxicos. Além disso, é a espécie que contém mais clorofila na Terra.
Ambas podem ser adicionadas ao seu suco detox! Super legal, né? Eu também não sabia disso, achei super interessante! 🙂 Leia mais aqui, e aqui.
Em conversa com o pessoal da Ocean Drop, contei sobre o Desafio Detox e eles disponibilizaram um código de desconto pros leitores do blog, super queridos! Então, se você quiser adquirir as suas super algas, use o código promocional “flordesal” pra comprar com desconto direto no site deles.
E aí, gostou? 🙂 Espero que sim!
Lá no insta, na hashtag #sucoflordesal, você encontra mais um montão de receitas!
Deixa um comentário preu saber, compartilhe com os amigos e, se fizer alguma receitinha, marque com a hashtag #flordesalblog preu ver o que você anda cozinhando de bom 😉
Eu sou a Gabi ? Sou arquiteta urbanista e metida a cozinheira! Desde que resolvi entrar no mundo do esporte, mudei minha alimentação e, consequentemente, meu olhar sobre o mundo e sobre o meu corpo. Hoje sou maratonista, me locomovo principalmente de bike, não consumo carne há três anos, intolerante à lactose, e vivo inventando moda na cozinha, onde aprendo muito todo dia