Salada de Lentilha pra passar o Ano Novo cheia de disposição e energia, e muita boa sorte 😉
Pra quem segue todas as tradições em busca de um ano novo mais próspero, certamente manda um pratão de lentilha na ceia do dia 31. Mas vou te contar uma coisa, dá pra fazer essa lentilha ser muito mais nutritiva e saborosa. Sem contar que, ninguém merece comer aquele trem quente no verãozão que a gente tem por aqui, né? Por isso essa salada de lentilha cai como uma luva 🙂
Pra quem não sabe, o processo de germinação é uma belezura só! Se você parar pra pensar, é tudo muito óbvio: a partir do momento em que você colhe um grão ou uma fruta, etc, ele começa a morrer, até o dia em que apodrece, ou passa pelo processo de secagem pra chegar às nossas casas com maior durabilidade. Nesse processo todo, ele acaba perdendo nutrientes. E aí a gente pode entrar em ação germinando tudo! hahaha Ok, não é tudo que se pode germinar, mas a maioria dos grão com pele 🙂
Não existe nada mais vivo que um grão germinando. É vida brotando lá de dentro, rompendo a pele que o envolve e começando a crescer, até gerar uma nova plantinha, uma nova vida. E tudo que precisamos pra fazer essa mágica acontecer, é água!
Durante o processo de germinação, os nutrientes dos grãos chegam a triplicar. Por isso eles são tão saudáveis. Se você ficou curioso de como germinar seus grãos em casa, mandavê, porque é bem fácil 😉 Aqui tem um post bem explicativo, todo ilustrado, pra você fazer os seus. Enquanto isso, vamos à receita de salada de lentilha de ano novo!
- 200gr de lentilha germinada
- 100gr de tomate cereja (e/ou morango)
- 50gr de quinoa germinada
- 50gr de cevada em grãos
- 50gr de trigo em grãos
- 50gr amendoim com pele
- 50gr de frutas secas
- 50gr de castanhas da gosto (usei amêndoas e do Pará)
- 20gr de gergelim tostado
- 1/2 xícara de azeite (se tiver aromatizado, melhor)
- 5 colheres de sopa de vinagre de maçã
- sumo de 1 limão
- salsinha e manjericão picadinhos a gosto
- Especiarias a gosto (usei canela, noz moscada e pimenta do reino)
- Missô a gosto para salgar - pode ser sal normal
- Deixe todos os grãos (ervilha, trigo, cevada, quinoa) e o amendoim de molho em água limpa por pelo menos 8 horas (preferencialmente 12h). - Essa é a hora de germinar seus grãos, se você quiser!
- Descarte a água de demolho e enxágue bem os grãos em água corrente.
- Cozinhe-os em água limpa por uns 30 minutos ou até que estejam al dente. (a quinoa não precisa ser cozida, mas, se quiser, passe em água quente rapidamente)
- Enquanto isso, lave os tomates e corte pela metade. Coloque-os no recipiente em que servirá a salada e reserve.
- Pique as castanhas grosseiramente. Junte-as as castanhas, amêndoas e amendoim aos tomates e reserve.
- Assim que os grãos terminarem de cozinhar, escorra a água e deixe esfriar um pouco.
- Acrescente os grãos ao recipiente com os tomates e as oleaginosas e misture bem.
- Adicione os demais ingredientes e misture até que esteja tudo bem incorporado.
- Sirva em temperatura ambiente ou gelado 🙂
- Se você for preparar bem antes de comer, deixe o vinagre e o limão pra acrescentar depois, quase na hora da refeição. Isso porque se a salada estiver fora da geladeira, esses ingredientes vão acabar oxidando o preparo.
Como eu expliquei nesse post aqui, esse ano é o Ano Internacional das Leguminosas, então aproveite pra fazer essa salada de lentilha pro Ano Novo e ainda apoiar uma causa tão legal 🙂
Quando fizer, publique com a hashtag #flordesalblog ou marque o insta @flordesalblog pra que eu possa ver ❤
Aproveite pra deixar um comentário pr’eu saber se você gostou ou se tem alguma dúvida/sugestão 🙂 Adoro ouvir o feedback de vocês!
Um super beijo e feliz ano novo!! ❤
Eu sou a Gabi ? Sou arquiteta urbanista e metida a cozinheira! Desde que resolvi entrar no mundo do esporte, mudei minha alimentação e, consequentemente, meu olhar sobre o mundo e sobre o meu corpo. Hoje sou maratonista, me locomovo principalmente de bike, não consumo carne há três anos, intolerante à lactose, e vivo inventando moda na cozinha, onde aprendo muito todo dia