Aquele salpicão vegano pra matar todo mundo de amores! Super saboroso, refrescante e, ainda por cima, “sustentável” ♥

Uma coisa que eu sempre adorei nos almoços “especiais” lá em casa, era o salpicão da minha mãe. Tinha uma composição de sabor incrível, era bem úmido, um toque agridoce e o mais importante – a batata palha estava sempre bem crocante hahaha (isso porque ela sempre deixava pra colocar na hora de servir).

Acabou que minhas escolhas alimentares fizeram com que esse prato não fizesse mais sentido pra mim, e passei um bom tempo sem degustá-lo. Eis que esse ano, enquanto estávamos de férias na casa da minha mãe, e ela fez o bendito salpicão – é aquela coisa né: o que os olhos não veem, o coração não sente. – A partir do momento que ele estava bem ali na minha frente, olhando pra mim, me seduzindo, minha boca encheu d’água e logo quis correr pra cozinha fazer a minha versão. Claro que não fui hahahaha na casa da minha mãe não tem os ingredientes que costumo usar, então segurei a vontade e deixei pra testar a receita quando voltasse de viagem.

Nesse meio tempo (durante as férias) fiquei pensando em novos conteúdos pro blog. Assuntos e receitas que estivessem alinhados com os meus valores, com o que acredito pro mundo e claro que o assunto “desperdício” estaria em pauta. Como o salpicão já estava ali na lista das receitas que eu queria trazer pra cá esse ano, fiquei pensando em como trazer essa minha essência pra essa receita – comecei a pensar nos ingredientes da receita segundo o salpicão que a minha mãe fazia e logo me veio um “click” – conseguiria usar a casca da melancia para agregar nutrientes, diminuir o desperdício e trazer certo frescor ao sabor do prato final. E assim foi! E vou te contar uma coisa: ficou INCRÍVEL! (faz muito tempo que não como o da minha mãe, então não sei dizer se está igualzinho, mas posso te garantir que ficou deliciosamente saboroso! 🙂 )

Para a maionese, decidi por fazer uma versão bem nutritiva e não tão gordurosa, portanto usamos tofu, semente de girassol, inhame e azeite. Você pode facilmente substituir esses ingredientes ou usar uma outra receita que já conheça, mas eu acabei usando salsinha para aromatizar a minha, o que deu um toque muito saboroso ao prato. Então recomendo que você dê uma olhadinha na receita dela nesse post aqui 😉

Não esqueça de compartilhar essa receita com as pessoas que você ama e me contar o que achou ♥ e leia sempre as observações.
Ah, e lembre-se que a minha receita é somente uma diretriz, você pode brincar com a composição de sabor trocando os ingredientes e criando a sua própria versão 🙂

Salpicão Vegano
Dê uma nota!
Imprimir
Tempo de Preparação
4 hr
Tempo de Cozimento
10 min
Tempo Total
4 hr 10 min
Tempo de Preparação
4 hr
Tempo de Cozimento
10 min
Tempo Total
4 hr 10 min
Ingredientes
  1. 1/4 xícara de ervilha
  2. 1/4 xícara de milho
  3. 1/4 xícara de palmito picado
  4. 1/4 xícara de casca de melancia em cubos (a parte branca)
  5. 1/4 xícara de uvas passas e goji berries*
  6. 1/4 xícara de talos de salsão
  7. 1/4 xícara de cenoura ralada
  8. 1/4 xícara de azeitonas picadinhas
  9. 1 xícara de maionese vegana
  10. 1 mandioca para a palha
Instruções
  1. Depois que você fizer a maionese, conforme o post citado no texto acima (sério, faça porque ela faz toda diferença no sabor do prato), prepare a palha: Rale a mandioca descascada e crua na parte grossa do ralador e coloque numa forma, com bastante espaço para ficar tudo espalhadinho. Tempere com azeite e sal e leve ao forno médio por aproximadamente 10-15 minutos - muito importante ficar de olho porque queima muito fácil!
  2. Enquanto a mandioca está no forno, prepare o salpicão: higienize e corte todos os ingredientes em cubinhos, rale a cenoura na parte grossa do ralador e retire a parte verde da casca da melancia, separando somente a branca (que vamos usar) e cortando em cubos também.
  3. Em um recipiente, misture todos os ingredientes, acrescente a maionese e incorpore.
  4. Retire a palha do forno e deixe esfriar um pouco em uma grade para não suar.
  5. Finalize o prato com a palha de mandioca e sirva geladinho 🙂
Observações
  1. *Eu não uso muito goji berries em casa porque tenho tentado cada vez mais consumir produtos locais, mas tinha ganhado essa então resolvi usar nessa receita, mas você pode usar as frutas secas que preferir.
  2. Acrescente a mandioca palha somente quando for servir pra evitar que ela umedeça e perca a crocancia.
Flor de Sal https://flordesal.blog.br/

Pin It on Pinterest

Share This