O famoso “parece mas não é” que vai deixar todo mundo surpreso 😉
Hoje tenho uma novidade super legal 😀 Minha receita saiu no PAPO DE HOMEM!
Pra quem não conhece, o Papo de Homem é um site de informação formado por mais de 500 homens espalhados pelo mundo. Lá eles compartilham descobertas, aventuras, ideias, obstáculos, projetos, receitas e outra mil coisas legais 🙂 Pra mim, é uma alegria enorme poder fazer parte desse time e levar informação ao público masculino também, já que por aqui a maioria é feminino.
Mas bom, falando da receita, esse é o típico “Parece mas não é” – parece ovo, mas é tofu mexido, suuuuper saboroso e cheio de nutrientes!
A linda Nutri Karelin Cavallari participou do post junto com as fotos maravilhosas do meu amigo super talentoso Rodrigo Pierrot.
Olha só o que a nutri diz sobre esse prato lindo:
Além de gostoso, o prato é aliado dos atletas de plantão e cai muito bem nos pós-treino. Isso porque o tomate possui um nutriente chamado licopeno, que combate os radicais livres e previne doenças degenerativas, além de dar uma mãozinha na recuperação muscular. E ele é melhor absorvido pelo nosso organismo quando o tomate é levemente aquecido e servido com uma gordura vegetal. Por isso, nessa receita, o tomate é o último ingrediente a ir para a frigideira.
Já os cogumelos são uma excelente fonte de proteínas, como o tofu, que é mais fácil de digerir do que a soja em grãos e portanto com nutrientes mais biodisponíveis (melhor aproveitados pelo nosso corpo).
O azeite e a cúrcuma são anti-inflamatórios naturais e o alho e a cebola melhoram o sistema imune, ótimo para esse comecinho de inverno. A tapioca vem acrescentar um gostinho característico e é fonte carboidrato, essencial para melhor regeneração dos músculos.
Ficou com água na boca, né? Bora pra receita então 🙂
- 400g de tofu fresco escorrido
- 1/2 cebola roxa fatiada
- Tomates cereja a gosto
- Cogumelos a gosto
- 2 colheres de sopa de azeite de oliva
- 1 colher de sopa de água
- 1 colher de sopa de tapioca hidratada
- 4 dentes de alho amassados
- 1 colher de chá de sal
- 1/2 colher de chá de tomilho
- 1/2 colher de chá de cúrcuma
- Pimenta branca e pimenta do reino a gosto
- Pitada de Sal Negro* (opcional | leia as observações)
- Manjericão a gosto
- Refogue o alho, a cebola, os cogumelos e o tomate em metade do azeite.
- Depois, acrescente o tofu, a tapioca e os temperos.
- Ponha a água e vá mexendo até que o tofu absorva os temperos e a tapioca dissolva.
- Deixe cozinhar cerca de 5 minutos, mexendo de tempos em tempos.
- Quando estiver com aspecto de ovo mexido, desligue o fogo e sirva com o restante do azeite.
- * O sal negro é um tipo de sal vulcânica de cor escura, meio rosada. Oriundo da Índia, tem um sabor forte principalmente devido ao alto teor de enxofre. Esse enxofre é que faz com que seu sabor lembra o sabor de gema de ovo cozido e por isso usado bastante em receitas veganas que remetem ao ovo. 🙂
Eu sou a Gabi ? Sou arquiteta urbanista e metida a cozinheira! Desde que resolvi entrar no mundo do esporte, mudei minha alimentação e, consequentemente, meu olhar sobre o mundo e sobre o meu corpo. Hoje sou maratonista, me locomovo principalmente de bike, não consumo carne há três anos, intolerante à lactose, e vivo inventando moda na cozinha, onde aprendo muito todo dia