TORTA GUIRLANDA DE CHOCOLATE – Sem açúcar, glúten, lactose, ovos, mas com muito amor e suuuper prática de fazer ❤
Aiii, que delícia voltar a postar no meu blog amado ❤
Espero que vocês estejam felizes também, porque agora as receitas vão ficar ainda mais lindas e saborosas 😀
Bom, essa é a primeira receitinha de Natal que vou postar pra vocês porque o pessoal lá no insta escolheu, numa votação entre Panetone sem Glúten e Torta de Chocolate, olha só:
Essa torta nasceu de uma inconformação muito grande, por parte das minha lombrigas, de não poder comer essa daqui da super Ana Spengler, que o pessoal pouco talentoso da Salted Caramel Filmes gravou. E claro que motivação também foi: comer um docinho, feliz e saltitante, no fim do ano 🙂
Ela não sai perdendo pra nenhuma torta de chocolate convencional, é bem docinha e saborosa, e ainda tem uma boa quantidade de proteína pra ajudar na saciedade. Mas, cá entre nós, a textura é tipo DOS DEUSES!
Apesar de a alimentação consciente estar crescendo a passos largos, ainda rola um preconceitozinho com o uso do tofu em receitas. E não tiro a razão de ninguém porque também não sou muito fã 😛 Mas uma coisa é verdade: é só saber usar e ele se torna um grande aliado nos preparos sem lácteos e veganos.
Algumas pessoas me perguntam: “Ah, mas ele é feito de soja, a soja não é ruim?” Bom, o tofu é um subproduto da soja, e passa por um processo de coagulação pra ficar como é 🙂 Esse processo separa a água da proteína, formando os coágulos de soja (tipo uma ricota) que serão prensados pra ficar no formato em que encontramos o tofu por aí. E daí é só alegria! Dentre os benefícios que ele nos traz, estão menor risco de câncer, anemia e osteoporose, dá uma mãozinha nos níveis de colesterol, ajuda na manutenção da saúde cardiovascular e é uma ótima fonte de proteína com poucas calorias.
Mas voltando ao assunto principal – TORTA DE CHOCOLATE MARAVILHOSA – eu queria que fosse uma receita simples de reproduzir, sem ingredientes muito malucos, e bem saborosa, pra que você conseguisse fazer tranquilamente em casa, e que toda a família saboreasse sem medo, independente das escolhas alimentares 🙂 Então fiz uma torta que não precisa ir ao forno, não precisa de horas preparo, e não tem como dar errado hahaha Bora pra receita? ❤
- INGREDIENTES DA BASE
- 1 xícara de tâmara secas, hidratadas em água
- 1 xícara de castanha de caju torrada
- 1/2 xícara de avelã torrada
- 1/2 xícara de coco queimado
- 1 pitada de sal
- 250 gramas de Tofu
- 1/2 xícara de leite de coco
- 200 gramas de chocolate amargo
- 1/2 xícara de cacau em pó
- 1 colher de sobremesa de cardamomo em pó
- Frutas a gosto para decorar
- Para fazer a base, bata em um processador as tâmaras até virar uma massinha. Caso precise, adicione aos poucos água para facilitar. Acrescente a castanha de caju, a avelã, o coco e o sal e bata mais um pouco até que eles sejam quebrados em pedaços menores.
- Em uma forma redonda de 20 cm de diâmetro, posicione um aro de 8 cm de diâmetro no centro e despeje a massa da base em torno do aro, pressionando até que ela fique firme e preencha toda a forma. Deixe descansar na geladeira enquanto o recheio é preparado.
- Prepare o recheio derretendo o chocolate amargo em banho-maria. Em um liquidificador ou processador, bata o leite de coco e o tofu até ficar um creme homogêneo. Acrescente o cacau, o cardamomo em pó e o chocolate derretido e bata até que eles sejam totalmente incorporados à massa. Tire a base da geladeira e despeje o recheio por cima dela. Deixe na geladeira por aproximadamente duas horas e decore com frutas da estação na hora de servir.
Outra versão dessa receita tá lá no Bom Gourmet 🙂 aproveita e dá uma espiada em como variar o preparo.
Se gostou, tem alguma dúvida ou sugestão, deixa um comentário preu saber! Adoro o feedback de vocês ❤.
Ah, e não esqueça de se inscrever na newsletter pra receber as novidades do blog quentinhas, em primeira mão. 😉 Essa semana tem novidade por aí! Fiquem de olho.
Super beijo, Gabi.
Eu sou a Gabi ? Sou arquiteta urbanista e metida a cozinheira! Desde que resolvi entrar no mundo do esporte, mudei minha alimentação e, consequentemente, meu olhar sobre o mundo e sobre o meu corpo. Hoje sou maratonista, me locomovo principalmente de bike, não consumo carne há três anos, intolerante à lactose, e vivo inventando moda na cozinha, onde aprendo muito todo dia