Essa tortinha de hummus e cebola caramelizada tem um sabor surpreendente! Sem glúten, sem lácteos, sem ovos, e cheia de proteínas. Com crosta crocante, recheio cremoso e um toque agridoce!

Hej skat 🙂

To aqui direto da Dinamarca passando pra deixar essa receitinha deliciosa pra vocês 🙂 
Um tempo atrás recebi uma pasta de amendoim bem gostosa e inusitada da That’s Nuts. Em homenagem ao nome do blog, eles me mandaram uma pastinha com Sal Rosa. Eu costumo colocar sal na minha pasta de amendoim pra remeter ao sabor da Paçoquita, mas acabo usando em receitas doces do mesmo jeito. Dessa vez, como ela já veio salgada, me despertou o interesse de usá-la em uma receita também salgada.

Aqui no blog eu já postei uma batata doce recheada com molho thai que também usa pasta de amendoim e é beeeeem gostosa. Caso você goste de comida Thailandesa, de uma espiada na receita aqui. 🙂 

O sabor dessa tortinha acabou sendo inspirado no meu almoço do dia anterior. Eu tinha almoçado num restaurante árabe – que, não por acaso, eu amo de paixão – mas como eles não tinham muita opção sem carne, acabei comendo arroz com lentilha, cebola caramelizada e hummus, e adorei a combinação! Então testei e ficou simplesmente incrível! No dia seguinte, recebi a visita da minha cunhada e ela super aprovou! Então podem fazer em casa que é sucesso garantido ♥

Além do sabor, ela também é bem proteica por causa dos ingredientes, e acaba sendo uma boa escolha pro jantar 😉 Você pode fazer a versão grande, se quiser, triplicando ou quadruplicando a receita dependendo do tamanho da sua forma. 

Aproveitando a deixa, queria contar que vou palestrar no maior evento de gastronomia do país: O Mesa Tendências, da Revista Prazeres da Mesa ♥  ao lado dos maiores chefs do país e da minha amiga amada Manu Buffara – tô feliz pra xuxu! Então se você gosta de gastronomia ou se interessa pelo assunto, não deixe de ir (adquira seu ingresso aqui) 🙂

TORTINHA DE HUMMUS E CEBOLA CARAMELIZADA

Tempo de Preparo: 40 min              Rendimento: 2 unidades

INGREDIENTES DA MASSA:
  • 1/4 xícara de farinha de aveia
  • 2 colheres de sopa de pasta de amendoim
  • 1 colher de sopa de fubá mimoso
  • 5 a 6 colheres de sopa de água
  • 1/2 colher de café de fermento em pó
  • sal a gosto
PREPARO DA MASSA:
  1. Preaqueça o forno a 200°C e unte as formas que for usar.
  2. Misture todos os ingredientes bem misturadinhos e deixar descansar por uns 2 minutinhos. (acrescente a água aos poucos, com cuidado. O tempo de descanso vai fazer com que uma parte da água seja absorvida, então ela não pode estar nem muito seca, nem muito mole)
  3. Molde a tortinha em forminhas individuais ou em uma forma maior – usei aros de 8cm de diâmetro para modelas as minhas nesse formato. Faça furinhos na massa e, se possível, preencha o interior com feijões pra evitar que estufem ao assar.
  4. Leve ao forno e asse por aproximadamente 30 minutos ou até que esteja bem douradinha e bem crocante – é importante ficar de olho pois cada forno trabalha de um jeito.
 
INGREDIENTES HUMMUS:
  • 1 xícara de grão de bico cru
  • 1 dente de alho
  • Sumo de 1/2 limão
  • 1 colher de sopa de tahine (pasta de gergelim)
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem
  • Sal, pimenta do reino e cominho a gosto
 
PREPARO DO HUMMUS:
  1. Deixe o grão de bico de molho na água por pelo menos 8 horas. Além de ajudar no cozimento, esse processo faz com que o grão libere seus antinutrientes e seja digerido mais facilmente pelo organismo.
  2. Descarte a água do molho e coloque os grãos pra cozinhar em água limpa como preferir (eu uso a panela de pressão).
  3. Ao descascar o alho, corte o dente ao meio e retire o miolo. Isso fará com que o sabor do seu hummus fique melhor, mais suave, sem aquela ardência do alho (e menos bafo também haha)
  4. Retire o grão de bico da panela e bata no processador ou no liquidificador, com um pouco da água do cozimento para ajudar a triturar bem. Acrescente os demais ingredientes e bata tudo até ficar homogêneo bem homogêneo. Reserve.
 
INGREDIENTES CEBOLA:
  • 2 cebolas cortadas em fatias finas
  • 1 colher de sopa de azeite
  • 1 colher de chá de vinagre (qualquer) ou limão
  • 1 colher de chá de melado de cana
 
PREPARO DA CEBOLA:
  1. Corte as cebolas em fatias finas.
  2. Aqueça o azeite em uma panela e refoque as cebolas com uma pitada de sal, em fogo baixo.
  3. Acrescente o vinagre ou o limão e mexa bem. Adicione o melado de cana misturando bem e cozinhe por uns 20 minutos em fogo baixo.
  4. Quando a cebola estiver caramelizada (bem macia e docinha), tá pronto. Tenha calma porque a cebola demora um pouco pra caramelizar mesmo. A chave pra esse processo é manter o fogo sempre baixo e mexer várias vezes. 🙂
 
MONTAGEM:
  1. Desenforme as tortinhas, preencha com o hummus e finalize com as cebolas.
  2. Sirva quente e ganhe o coração de todo mundo!! hahaha

 

Pra encontrar a pasta de amendoim com sal rosa, ou outros sabores, acesse a página da That’s Nuts, clicando aqui ♥

Pin It on Pinterest

Share This