Quinoa com legumes é um prato super fácil e prático, além de ser delicioso e nutritivo, mas você sabe quais os truques de fazer um bom prato?

Uma das minhas maiores dificuldades no meu processo de reeducação alimentar foi – e ainda é – o jantar! Na minha família, nunca tivemos o hábito de jantar, então hoje tenho até um pouco de preguiça de pensar nisso, e muitas vezes acabo me sentindo meio “pesada”. Então é quase um desafio encontrar um jantar que me satisfaça sem pesar, mas a gente segue na luta hahaha

A quinoa é um ótimo alimento que vem ganhando cada vez mais espaço, e o prato dos brasileiros, por diversos motivos. (Descubra o que é a quinoa, onde encontrar, como usar, e seus benefícios aqui). Ela substitui muito bem o arroz, em termos de sabor, e possui um quê a mais de proteína, a queridinha dos jantares fitness.

 

Preparar a quinoa é fácil por demais, mas existem alguns segredinhos 😉 É um pouco difícil saber se ela está pronta só pelo olhar, mas você pode deixá-la incrível seguindo algumas dicas:

  • Lave direitinho – O grão de quinoa possui uma película de proteção que tem um gosto amargo. Você consegue retirar essa película simplesmente lavando a quinoa antes de preparar. Use uma peneira fina e deixe a água escorrer pelos grãos enquanto você os massageia com as mãos, rapidamente.
  • Cuidado com o tempo de cozimento, e nem coloque muita água, a menos que você queira um risoto de quinoa (tipo esse quinoto) Para fazer 1 xícara de quinoa, você vai precisar de 2 xícaras de água. Daí tampe a panela, reduza o fogo e cozinhe por mais ou menos 15 minutos.
  • Tire o excesso de água – Mesmo depois de cozida, a quinoa ainda tem um pouquinho de água excedente, então drene completamente usando uma peneira fina ou mesmo um pano.
  • Dê um tempo! – Coloque a quinoa na panela novamente e deixe-a desacansar, com a tampa fechada, por mais uns 15 minutinhos. Esse processo vai fazer com que ela fique sequinha, mais leve e macia.

Como estamos falando sobre a melhor forma de preparar os alimentos, vou te dizer uma coisa: tudo tem “um segredinho” de preparo. É claro que a gente não precisa se prender a isso, afinal, a melhor comida é aquela que agrada o seu paladar (e aquela feita com amor, né?), mas são esses segredinhos que fazem os grandes chefs sobressaírem.

Pra preparar esse prato, basta cozinhar tudo junto e fazer tipo um ridoto, mas queria fazer diferente. Que acha de prepararmos esse prato usando alguns truques de preparo pra que ele fique ainda mais saboroso? 🙂

Quinoa com Legumes
Dê uma nota!
Imprimir
Tempo de Preparação
10 min
Tempo de Cozimento
50 min
Tempo Total
1 hr
Tempo de Preparação
10 min
Tempo de Cozimento
50 min
Tempo Total
1 hr
INGREDIENTES DO TOMATE
  1. 200gr de tomates cereja
  2. 1/3 xícara de azeite (evite o extra virgem para essa receita)
  3. 1 colher de chá de açúcar mascavo
  4. 2 dentes de alho picados
  5. 4 ramos de tomilho (opcional / pode ser outra erva fresca ou seca)
  6. Pitada de sal e pimenta do reino
INGREDIENTES DA QUINOA
  1. 2 xícaras de água quente ou caldo de legumes
  2. 1 xícara de quinoa em grãos
  3. 2 colheres de sopa de azeite de oliva
  4. 1 dente de alho macerado
  5. 1/4 colher de chá de sal
INGREDIENTES DA ABÓBORA
  1. 1/4 de abóbora cabotiá já assada/cozida
  2. fio de azeite
  3. sal e noz moscada a gosto
INGREDIENTES DOS COGUMELOS
  1. 200gr de Cogumelos Paris cortados em 4
  2. 1 dente de alho macerado
  3. fio de azeite
  4. pimenta do reino e sal a gosto
PREPARO DO TOMATE
  1. Preaqueça o forno a 200ºc.
  2. Lave e corte os tomates ao meio.
  3. Descasque e fatie o alho em fatias finas.
  4. É importante que você escolha uma assadeira ideal, em que os tomates fiquem longe um dos outros, para não secarem demais, e também não fiquem amontoados. Ah, e não precisa ser antiaderente por causa do azeite.
  5. Na assadeira, coloque os tomates, o alho, as ervas e tempere com sal, pimenta e açúcar e misture tudo.
  6. Acrescente o azeite de oliva. A quantidade pode variar, o ideal é que o óleo cubra todo o fundo da assadeira, mas também não precisa afogar os tomatinhos num mar de azeite, heim? haha
  7. Coloque no forno e asse por mais ou menos 1 hora (fique de olho), até que os tomates tenham soltado um caldinho e murchado um pouco.
  8. Retire do forno e reserve.
PREPARO DA QUINOA
  1. Enxagjue bem a quinoa em água corrente fria. Esfregue com a mão deixe por uns 2 minutos sob a água e escorra bem.
  2. Aqueça uma panela e derrame um fio de azeite. Em fogo médio-alto, frite o alho e adicione a quinoa.
  3. Refogue a quinoa no azeite e no alho, mexendo sempre, por cerca de 1 minuto, deixando a umidade evaporar.
  4. Adicione a água ou o caldo de legumes e o sal e deixe ferver. Abaixe o fogo e cozinhe coberto por 12 a 15 minutos. Drene a quinoa, e volte para a panela (fora do fogo) por mais 15 minutos, coberto. Reserve.
PREPARO DA ABÓBORA
  1. Corte a abóbora, já assada, em pedaços menores. (asso no forno inteirinha mesmo, antes de cortar, pra facilitar 🙂 )
  2. Em uma assadeira, disponha as fatias meio separadinhas e regue com azeite, sal e noz moscada.
  3. Leve ao forno médio - 200ºC - por aproximadamente 20 minutos (vire na metade do tempo para que ambos lados fiquem douradinhos)
PREPARO DOS COGUMELOS
  1. Com um pano ou papel úmido, higienize bem os cogumelos.
  2. Corte-os em 4 partes e disponha-os em uma assadeira.
  3. Regue-os com azeite, misture o alho, sal e temperos, e asse-os por aproximadamente 15 minutos em forno médio/baixo.
MONTAGEM
  1. Sirva a quinoa com os legumes e cogumelos por cima, regue com azeite aromatizado (ou não) e finalize com castanhas (usei a de baru) e salsinha fresca picadinha (se você aquecê-las, vão perder o sabor).
Observações
  1. Uma xícara de quinoa crua dão 3 xícaras de quinoa cozida.
  2. Evite colocar os cogumelos em contato direito com água pois eles são como uma esponja e vão absorver bastante água, isso fara com quem eles não dourem quando preparados. Além disso, perderão um pouco do seu sabor que, apesar de característico, é bem sutil.
Flor de Sal http://flordesal.blog.br/
Espero que tenham gostado 🙂 Deixem um comentário e compartilhem o post com aquela amiga (o) que adora dicas culinárias.

Eu sou a Gabi ? Sou arquiteta urbanista e metida a cozinheira! Desde que resolvi entrar no mundo do esporte, mudei minha alimentação e, consequentemente, meu olhar sobre o mundo e sobre o meu corpo. Hoje sou maratonista, me locomovo principalmente de bike, não consumo carne há três anos, intolerante à lactose, e vivo inventando moda na cozinha, onde aprendo muito todo dia ❤

Pin It on Pinterest

Share This