Hidratação e Detox! O que eles tem a ver? TUDO! Água também é detox!

Uhum!! Esse, o único alimento realmente ESSENCIAL para a vida faz papel de ator principal também no processo de detox. Percebeu, mais uma vez, que detox é simplesmente cuidar do seu corpo através da alimentação todos os dias?

Inúmeras reações metabólicas são dependentes da água, além disso, o principal fluido corporal, o sangue, tem a água como “ingrediente” principal, sendo que um dos fatores que faz o sangue menos fluido (com maior risco de problemas cardiovasculares) é a desidratação ou consumo insuficiente de água.

Pois bem, além de participar diretamente de reações metabólicas, carregar nutrientes, células e compostos ativos através do sangue, a água também faz parte do processo de eliminação dos metabólitos do metabolismo hepático pelo intestino, suor e rins, simplesmente diluindo esses compostos. Ou seja, para ter o corpo trabalhando em equilíbrio, o consumo de água precisa ser adequado para as suas necessidades, sendo que a melhor avaliação é pela coloração da sua urina! Isso mesmo, ela deve estar amarelinha clara, não branca ou amarelona!

E aí? Quanto de água você já tomou hoje? Foi suficiente?
Que mudança você vai fazer para tomar quantidade suficiente de água a partir de agora?

Tendo isso em mente, hidratação tem tudo a ver com a prática de atividade física. Aliás, como você já sabe que nosso conceito de detox vai muito além do suco verde, pois considera a busca pelo equilíbrio, já deve imaginar que o que vou dizer. hehehe

Atividade física prazerosa pode ser parte do processo de detox!

Isso mesmo, vamos lá! 😉 Detox para nós é retirar o que te sobrecarrega e aumentar o que te faz bem, então a prática de atividade física prazerosa (não adianta ir para a academia se você não é uma pessoa de academia – encontre alguma coisa que te faça bem) melhora a sensação de bem estar, o foco e rendimento, além de auxiliar na eliminação daquela gordurinha extra que te sobrecarrega. Portanto, atividade física é uma ferramenta importante na busca pelo equilíbrio do seu corpo.

Sobre a relação da hidratação com a prática de atividade física, o primeiro ponto é obvio: quando seu corpo aquece pelo exercício, você regula a temperatura através do suor, e você deve compensar essa perda de água através da ingestão de líquidos. Além disso, no verão é uma delicia aproveitar o dia para atividades ao ar livre, mas lembre que o calor e a exposição ao sol intensificam o aquecimento do corpo e a necessidade de hidratar.

Como? Primeiro com água mesmo! 🙂 Além da água pura, o consumo de água de coco pode ser uma alternativa especialmente nas atividades que estimulam suar mais, pois além de hidratar, a água de coco repõe os eletrólitos, importantes no equilíbrio dos nossos minerais (e dá aquela sensação boa que lembra praia!! 😀 ).

Resumo da semana? Hidrate, pratique atividade física que te faça bem e hidrate mais um pouquinho! 😉


 

PREMIAÇÃO DO #desafioflordesal

Nossas 3 ganhadoras lindas levarão pra casa: 

1º lugar – 1 Bolsa Weekender Bag das Martinas, 2 snacks Seed of Life, 1 caixa da VeggieBox, 2 geléias GoNuts, 1 pasta That’s Nuts, 1 estojo Barauma.
2º lugar: 2 snacks Seed of Life, 1 geléia GoNuts, 1 pasta That’s Nuts, 1 Chlorella da Ocean Drop, 1 estojo Barauma.
3º lugar: 1 snack Seed of Life, 1 geléia GoNuts, 1 pasta That’s Nuts, 1 estojo Barauma.

Pra participar é só postar suas fotos de alimentação sem farinhas e açúcar, exercícios físicos, yoga, e/ou cuidados pessoais com a hashtag #desafioflordesal no instagram. O resultado sai dia 10/02! Não vai ficar de fora, heim? 😉

Sou Karelin Cavallari, nutricionista e colunista do Flor de Sal com muito amor! Sou Pós Graduada em Nutrição Clinica Funcional, mestre em Fisiopatologia em Clinica Médica e especialista em Controle Metabólico Esportivo Nutricional e Fisiopatológico. Atualmente sou Coach em Nutrição e pós graduada em Fitoterapia Integrativa. Acredito que a nutrição está em constante evolução; meu amor por ela e pelas pessoas me move em busca por conhecimento! ?

Pin It on Pinterest

Share This