Descubra porque os refinados (farinhas e açúcares) fazem tão mal à saúde e porque você deve evitá-los.

Nesse segundo post do nosso super #desafioflordesal, vamos explicar porque resolvemos tirar, principalmente, o açúcar e as farinhas (refinados em geral) da nossa alimentação nesse período de tempo.

Pra quem não sabe a diferença entre os alimentos integrais e os refinados, segue uma breve explicação: Os alimentos refinados são aqueles que, lá na indústria, sofrem transformações em suas estruturas, ou seja, perdem partes do grão, como película e germe, são bastante triturados, e/ou passam por processos químicos pra alteração da cor. Nesse processo eles também acabam perdendo fibras, vitaminas e minerais. Já os alimentos integrais permanecem íntegros, sem retirada de películas, etc, e assim seus nutrientes são preservados. 🙂

Explicada a diferença, quero saber: Você sabe me dizer que órgão nosso acaba trabalhando um bocado com a ingestão de refinados? Se você pensou no intestino, acertou em cheio! Como já disse nossa nutri Karelin: “Se detox é limpar o corpo das toxinas, o intestino tem um papel importante na eliminação desses compostos que foram metabolizados (especialmente pelo fígado). Ou seja, precisa ter a sensação de esvaziamento suficiente!” Como anda seu intestino? Você se lembra de prestar atenção nele no dia a dia? Sabia que os refinados acabam por desequilibrar toda a nossa flora intestinal e que isso pode nos trazer graves problemas? Nesse post aqui, a Ka explicou bem direitinho o papel do intestino e a importância de cuidar direitinho dele 🙂 Não deixe de ler! 

O problema todo começa lá na mastigação: a maioria dos alimentos feitos com ingredientes refinados exigem pouca mastigação, o que faz com que a gente coma mais rápido e, consequentemente, mais do que precisaria. Isso também acontece porque o refinado vai se transformar super rápido em açúcar dentro do nosso organismo e, com a mesma rapidez com que o açúcar se eleva no sangue e acaba produzindo serotonina (hormônio da felicidade), ele também baixa, e faz com que a gente queira, logo logo, mais uma porção de refinado, e levar até a compulsão alimentar.

A falta de fibras também é um agravante! Esse, na verdade, é um tópico bem óbvio. Se você parar pra pensar, quantas vezes já leu por aí que as fibras atuam na prevenção de uma série de doenças? Desde diabetes, obesidade e até doenças cardíacas, auxiliam na redução da absorção do colesterol e glicose no intestino, melhoram trânsito intestinal, nos mantém saciados por mais tempo, e por aí vai… Bom, então se você se alimenta de produtos pobres em fibras, consequentemente, está abrindo mão dos seus benefícios na prevenção dessas doenças e benefícios. 

Sabia que duas fatias de pão feito com farinha de trigo aumenta o açúcar no sangue em quantidades similares a seis colheres de chá de açúcar branco? Isso é mais do que muito chocolate por aí!

Não se esqueça dos processos inflamatórios! O consumo de açúcar e a farinha leva a um desbalanço da flora intestinal, que é chamado de disbiose, e isso leva a um processo de baixa inflamação no organismo, que é, inclusive, um dos fatores que influenciam a celulite.
O que acabou me motivando ao Desafio Detox, foi ver que minha acne (um problema que tenho desde adolescente, e que estava bem chatinha no ano passado por estar testando muitas receitas com farinha) melhorou absurdos em 2 semanas sem refinados; e a Ka me explicou que isso também fazia parte do processo inflamatório! Veja só :O 

Um organismo inflamado, intoxicado, oxidado, é o ambiente perfeito pras bactérias ruins se proliferarem. Sua imunidade cai, sua disposição cai, os órgãos ficam sobrecarregados, e você acaba por desencadear diversas doenças ou problemas fisiológicos. Quem quiser ler mais, encontrei dois artigos muito interessantes sobre o assunto: aqui e aqui.

A culpa não é do trigo! Atenção, pessoa! Nesse post não estamos falando somente do trigo. Farinha de arroz, polvilho, tapioca, fubá e açúcar demerara, também são refinados, tanto quanto farinha de trigo branca ou açúcar cristal, entre outros ingredientes. Pra facilitar, vou deixar algumas sugestões pra você consumir, que são muito melhores que os refinados:

  • Farinha de amêndoa, castanhas, oleaginosas em geral: Contém proteínas, gorduras boas e vitaminas. É aconselhável que você mantenha essa farinha na geladeira ou congelador pois, depois de abrir, ela pode oxidar com facilidade. (cuidado com preparos muito quentes também)
  • Farinha de grão de bico: super proteica, pode ser uma boa substituta pras farinhas ricas em carboidrato 🙂 Sugiro que você use em preparações quentes pra cozinhá-la bem, pois o sabor dela ainda crua, não é tão legal!
  • Farinha de banana verde: Assim, como sua prima – biomassa – ela tem um tipo de amido que serve como “alimento” pras bactérias boas do intestino, que produzem substâncias que previnem doenças inflamatórias no intestino, na manutenção da mucosa intestinal e ajudam no aumento do bolo fecal Resultado de imagem para emoji coco, reduzindo o risco de câncer de cólon.
  • Farinha de linhaça: Além de ser uma ótima substituta do ovo em preparos veganos (saiba mais), a farinha de linhaça é super rica em fibras, e a versão estabilizada mantém as gorduras insaturadas (ômegas 3 e 6), que ajudam no aumento do nível do HDL, o colesterol bom 🙂 
  • Farinha de chia: Super antioxidante, e cheia de proteínas de fácil digestão, a farinha de chia tem doses de ômega-3, gordura que faz bem ao cérebro. Além disso, ela é do time dos farináceos com fibras que contribuem para o bom trabalho intestinal. 😉

 

E aí, já viu que não rola liberar o pãozinho no detox, né? haha Mas pode ficar tranquila/o que vai ter receita de pão sem farinha por aqui em breve! 😀
Não se esqueça que pra obter todos os benefícios do consumo de alimentos integrais, você precisa manter uma alimentação equilibrada, com ingestão adequada de água e prática de atividades físicas, além de manter os nervinhos tranquilos hahaha Combinado? 🙂

Comer bem é um cuidado, cheio de amor, com a pessoa que você mais ama no mundo: você mesmo! ❤ 

Veja aqui algumas receitas sem açúcar e sem farinha.

Agora, vamos que vamos pro próximos 7 dias? 😀 Ta lindo demais acompanhar vocês! ❤ 
Não esqueça que, pra participar da premiação, é importante postar as fotos com a hashtag #desafioflordesal, e você pode participar mesmo que não esteja no grupo do whatsapp, viu? 😉

Beijão e até o próximo post!

*esse post foi revisado pela nutricionista Karelin Cavallari

Pin It on Pinterest

Share This