Descubra como funciona o universo dos orgânicos e quais os impactos do seu consumo no meio ambiante e no seu corpo 😉

O que o alimento orgânico representa para o planeta e para você?

Fiz essa pergunta para algumas pessoas e a resposta da maioria delas me surpreendeu, pois elas disseram que alimentos orgânicos são aqueles produzidos sem agrotóxicos e só, não sabiam o que isso representa. Foi então que decidi escrever sobre alimentos orgânicos.

Bom, para o planeta, os alimentos orgânicos representam preservação da terra e da água, respeito aos ciclos de produção da natureza e aos polinizadores, que também representam o aproveitamento de toda beleza da ligação da terra com os microrganismos para a produção das plantas que nos alimentam. Para as pessoas, o alimento orgânico representa respeito ao meio ambiente e maior proximidade com a terra e com quem produz os alimentos, e assim respeito também ao produtor, que representa mais densidade nutritiva no consumo alimentar e assim mais saúde. Sim, alimentos orgânicos representam toda essa complexidade :O ❤ vai muito além do “não possuir agrotoxicos“.

A utilização de agrotóxicos da produção convencional contamina o solo e os lençóis freáticos com resíduos que são tóxicos para a manutenção e equilíbrio da própria terra e dos micro-organismos que nela residem, gerando um ciclo de necessidade de enriquecimento do solo e maior utilização de defensivos. Bom, e aqui no Brasil, nossa legislação permite utilização de agrotóxicos em maior quantidade do em outros países, além da permissão de produtos proibidos na Europa e EUA, o que significa que estamos consumindo e oferendo para as nossas crianças esses resíduos tóxicos regularmente, sem prestar atenção neles. 🙁

A maioria dos agrotóxicos de utilização atual tem ação sistêmica (penetram a planta inteira), portanto a higienização não elimina esses compostos tóxicos, eles são consumidos mesmo! :/ Esses resíduos de agrotóxicos são considerados xenobióticos pelo nosso organismo, sobrecarregando o fígado (leia mais aqui) além do altíssimo potencial como carcinogênico (aumenta risco de desenvolvimento de câncer), no aumento do risco de desenvolvimento de problemas neurológicos, de doenças auto-imunes, de depressão e de infertilidade.

Na produção orgânica a planta é naturalmente submetida a diversos gatilhos de estresse (sol, insetos, fungos) que estimulam o desenvolvimento dos próprios mecanismos de defesa, que são os compostos ativos e nutrientes. E olha que beleza: na maioria das vezes esses compostos tem a mesma função na planta e no no nosso organismo.

Por exemplo, as antocioninas sintetizadas pelo estimulo de radiação UV para defesa da planta também tem ação fotoprotetora o nosso corpo. Por isso os alimentos orgânicos tendem a ter maior concentração de nutrientes e compostos ativos do que os alimentos produzidos em agricultura convencional. Ou seja, você precisa comer menor quantidade para atingir suas necessidades.

Percebe que o consumo de alimentos orgânicos representa uma filosofia muito mais complexa do que apenas a ausência de agrotóxicos? Percebe que a ausência de agrotóxicos é apenas um aspecto desse trabalho lindo que é a produção consciente de alimentos orgânicos?Procure consumir orgânicos pelo planeta, por quem você ama e por você. ❤ 
E mais, pensando em consumo consciente, procure consumir orgânicos adquiridos diretamente com o produtor (entrega direta, feiras ou grupos de compra direta), pois dessa forma você valoriza o trabalho dele e contribui para a diminuição das perdas que acontecem no transporte. 😉 

Nesse link aqui você encontra como escolher e identificar seus orgânicos 🙂

Nos links abaixo você encontra informação sobre grupos de compra direta e outros meios de compra direta. Aproveite! 😀

Pin It on Pinterest

Share This