Desafio Detox Flor de Sal 😀 : 30 dias pra dar um restart no organismo, começar o ano se sentindo melhor, e ainda concorrer a prêmios ❤

Mês passado contei pra vocês – nesse post aqui – como eu me senti diminuindo o consumo de farinhas e açúcares por um curto período de tempo. Fiquei chocada com o resultado e propus um detox pro começo do ano – todo mundo se animou 😀 Então eu resolvi fazer um programa detox beeem completinho e lindo com a nossa nutri colunista linda: Karelin.

Vou explicar como vai funcionar: Durante 4 semanas eu e a Ka vamos fazer posts diários no instagram com informações e receitinhas pra vocês passarem os 30 dias bem, e aprenderem a se alimentar melhor, sem intoxicar o organismo 🙂 Além disso, uma vez por semana, vamos fazer um post com assuntos interessantes aqui no blog (farinhas e açúcares, celulite, grupos alimentares, etc) – vocês podem sugerir que assunto querem tratar. Pra complementar esse conteúdo, vou postar algumas receitas por aqui também 🙂 . Pra ficar ainda mais especial, preparamos duas surpresas! Um grupo no whatsapp em que vocês poderão tirar dúvidas comigo e com a Ka todo dia, quando precisarem – participantes desse grupinho também receberão 4 apostilas com conteúdos exclusivos, além de discussões, desafios e trocas de experiências (o grupo terá um valor de 50,00 e você pode pagar só na segunda semana, se realmente gostar do conteúdo por lá | enviar o número do celular por inbox no instagram – vagas limitadas, coooorre). E premiações super bacanas de marcas parceiras pras 3 pessoas que acompanharem o desafio e obtiverem o melhor resultado (levaremos em conta as postagens na hashtag #desafioflordesal, medidas do corpo e foto comparativa). Ufa, acho que é isso! hahaha

Se ficou alguma dúvida na explicação acima, me avise que eu respondo 🙂 Agora vamos pra primeira parte do conteúdo? ❤

AFINAL, O QUE É DETOX?

Detox pra cá, detox pra lá, detox assim, detox assado, detox frito… É incrível como alguns termos dentro da gastronomia e da nutrição acabaram perdendo o verdadeiro significado nos últimos tempos. É muito comum ver receitas de suco detox por aí! O termo é uma abreviação de detoxificação, que é o processo de eliminação de substâncias consideradas tóxicas ao organismo, que acontece em todas as células do nosso corpitcho, mas principalmente nas do intestino (ler post) e do fígado; e a eliminação das toxinas ocorrem, na maior parte, pela urina, fezes e pelo suor.

O QUE NOS INTOXICA?

Dentre as coisas que mais nos intoxicam, podemos listar alimentos industrializados, açúcares, farinhas, medicamentos, álcool e sentimentos / pensamentos negativos. As toxinas estão presentes também no ar poluído, nos medicamentos, corantes, aditivos químicos e até nos cosméticos, acredite se quiser :/ . Essas danadinhas se acumulam nos nossos tecidos, nas células de gordura, e bloqueiam os sinais de saciedade.

O organismo intoxicado acaba sofrendo um processo de inflamação, que facilita o acúmulo das gordurinhas, aumento de peso e retenção de líquido no corpo, gera problemas de pele, inchaço, dor de cabeça, gases, intestino preso, memória ruim, e aumenta a probabilidade do surgimento de várias doenças. 

E COMO FUNCIONA UMA DIETA DETOX?

Na verdade, nosso próprio organismo faz um processo de desintoxicação todo dia, sozinho, mas a quantidade de toxinas a gente acaba consumindo, ou que estamos expostos, é muito maior do que a capacidade que nosso corpo tem de eliminá-las. Por isso é tão importante que a gente minimize e impulsione esse trabalho através da alimentação.

O organismo faz a desintoxicação enquanto dormimos, mas como não consegue dar conta de tudo, retém líquido para tentar diluir as toxinas, o que faz com que a gente acorde, muitas vezes, inchados e sem fome. Então, se resolvemos pular o café da manhã, acabamos sentindo mais fome e comendo mais ao longo do dia, e assim acabamos engordando. Quando desintoxicamos, acordamos bem e mantemos uma alimentação balanceada durante todo o dia. 🙂

Pra dar uma força pro organismo na tarefa de eliminar as toxinas, a gente precisa abrir mão de alguns alimentos e aderir outros. Isso vai fazer com que a gente evite a entrada de toxinas e estimule a saída. O intestino vai formar uma barreira e agir como um filtro, impedindo que as toxinas cheguem ao fígado. Dessa forma o fígado não se sobrecarrega e consegue trabalhar direitinho, fazendo com que as as sujeirinhas dissolvam na água e sejam eliminadas.

Resolvemos fazer esse desafio pra que você passe por uma reeducação alimentar, aprenda a comer melhor, sem alimentos processados e sentimentos ruins, e mantenha uma alimentação desintoxicante. Isso mesmo! A idéia é que você crie o hábito de se alimentar melhor todos os dias, pro resto da vida hahaha O “detox” não é só uma dieta, é um estilo de vida! Aposto que, no fim dos 30 dias, quando você perceber como seu corpo está trabalhando tão maravilhosamente melhor, e você está com mais energia e alegria, não vai querer voltar atrás ❤

RECOMENDAÇÕES

EVITAR: Em termos de alimentação, vamos precisar deixar de lado farinhas em geral, industrializados, açúcares, sódio em excesso, carnes, embutidos, defumados, laticínios, bebidas alcoólicas. Também é bom evitar papel filme e papel alumínio, e medicamentos não necessários. Nada de microondas, cigarro e estresse esse mês, hein?  

ABUSAR: Por aqui tá tudo liberaaado! Frutas, legumes e verduras – preferencialmente orgânicos -, grãos integrais, proteína vegetal, oleaginosas, sementes, leguminosas, azeite, gorduras boas e bastante chá. Vale lembrar de beber muita água, sempre, e praticar exercícios com regularidade Além de dormir bem, é recomendado manter uma rotina de horários e seria muito legal uma prática de meditação ou yoga pra complementar 🙂 (vamos fazer um post sobre isso).

LISTINHA DE COMPRAS
  • Chás e café 
  • Frutas da época: escolhas as baratas e cheirosas, normalmente são as da época!
  • Carboidratos bons: aveia, mandioca, milho, batata doce
  • Proteínas vegetais: cogumelos, leguminosas (ver post), tofu
  • Cereais: arroz integral, milho, trigo sarraceno, cevadinha, painço
  • Legumes e verduras coloridos! Coloque sempre pelo menos uma folha, cozida ou cru 🙂
  • Grãos (ver post) e oleaginosas

PS: essa listinha é só uma diretriz, hein? Não vá saindo e comprando tudo de uma vez hahaha Lembre-se de fazer as compras pra uma semana (exceto pelas coisinhas que duram bastante) e numa quantidade moderada, pra não estragar.

ATENÇÃO: Nos primeiros dias é normal que você tenha sintomas de abstinências hahaha É serio! Pode ser que você sinta um tico de enjoo, acne, dermatite e dor de cabeça, mas isso acontece porque muitas toxinas estão indo embora. Assim que essa primeira fase passa, o organismo volta ao normal e, depois, passa a funcionar cada vez melhor. E depois que o desafio passar, não precisa ser super radical, é só manter a boa alimentação, fazendo escolhas conscientes, com moderação e equilíbrio. 😉 Lembre-se que essa “dieta” não se trata de comer pouco, mas comer bem!

Então simbora? 😀

Quaisquer dúvidas ou sugestões, é só deixar um comentário que eu e a Ka vamos respondendo 🙂 
Tô ansiosa e animada pro nosso desafio! Vou acompanhar os posts na hashtag e quero ver quem serão as 3 ganhadoras 😀
O que vocês gostariam de saber no próximo post aqui do blog? Deixem uma sugestão de assunto nos comentários!
Não esqueça de se inscrever na newsletter pra não perder os próximos posts!

*Esse post foi revisado pela Nutricionista Karelin Cavallari

Pin It on Pinterest

Share This